Setembro Amarelo mobiliza diferentes públicos em Balneário Camboriú: confira as próximas ações

A semana reuniu idosos e pacientes do CAPS AD. A programação continua com roda de conversa, piquenique e encontros para adolescentes.

- Publicidade -
- Publicidade -

Câmeras em parquímetros viram alvo de questionamentos na Câmara Municipal de Balneário Camboriú

Vereador Achutti questionou contratos e instalação dos equipamentos. Diretor da BC Trânsito diz que instalação teve custo zero, afirmou que Estacionamento Rotativo ainda dá prejuízo (quase R$ 1 milhão/ano) e que mudanças virão com redução de vagas

Imóvel abandonado no Centro de Balneário preocupa moradores por invasões e suspeita de uso de drogas

Fiscalização afirma que proprietário já foi contatado e providencia novo fechamento do local

Comunidade escolar do colégio Vereador Santa cobra melhorias

Documento reúne problemas de infraestrutura, falta de equipamentos e profissionais e outras demandas acumuladas ao longo dos anos. Secretaria de Educação afirma que parte dos pedidos já foi atendida ou está em andamento

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O cuidado com a saúde mental e a importância de buscar ajuda estiveram no centro de atividades realizadas nesta semana em Balneário Camboriú. A programação do Setembro Amarelo reuniu idosos em uma palestra na terça-feira (15), pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) em uma roda de conversa na quarta-feira (16) e ainda um encontro na Casa da Família sobre a atuação do Programa Abraço na noite de quinta (17).

As ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio continuam nos próximos dias, com atividades que envolvem o Programa Abraço, instituições de ensino e espaços públicos da cidade.

Espaço para falar e ouvir

No CAPS AD, a psicóloga Silvana de Souza Muniz conduziu dinâmicas para estimular os participantes a expressarem sentimentos, compartilharem experiências e refletirem sobre os cuidados com a própria saúde mental.

O encontro também abordou a importância de olhar para quem está ao redor, reconhecer quando alguém precisa de apoio e orientar a busca por atendimento psicológico ou psiquiátrico.

Para a diretora do Departamento de Saúde Mental, Monalisa Lunardelli, esses espaços ajudam a aproximar profissionais e pacientes e a reduzir o preconceito em torno do tema.

- Continue lendo após o anúncio -

Saúde mental na terceira idade

Na Secretaria da Pessoa Idosa, a palestra apresentada pela professora Naura Silvia Diniz tratou de depressão, bem-estar, estilo de vida e autocuidado com o público 60+.

A palestrante destacou a importância de manter atividades prazerosas no cotidiano, incluindo práticas manuais e intelectuais, e citou a escrita como uma possibilidade de expressão das emoções.

Segundo o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, o tema faz parte das prioridades da pasta e precisa ser abordado ao longo do ano, com acolhimento e conscientização.

Próximas atividades

Na agenda tem um piquenique comunitário no sábado (19) e atividades com adolescentes na próxima semana. Também estão previstas exibições de uma frase temática na Roda Gigante.

Além dos serviços da Secretaria de Saúde, o município conta com o Programa Abraço, que oferece diferentes frentes de atendimento. O contato do Abraço à Vida é (47) 99982-2322. Informações sobre os serviços municipais de saúde podem ser obtidas pelo telefone (47) 3261-6200.

Programação

  • 19 de setembro, às 9h: piquenique comunitário na Univali, na Quinta Avenida, nº 1100, Bairro Municípios.
  • 22 de setembro, às 15h30: Tarde de Autocuidado com adolescentes do Grupo Papo Direto, em parceria com a Coordenação do Programa Proteção Global, no Parque Ecológico Raimundo Gonçalez Malta.
  • 23 de setembro, às 8h30 e às 14h30: palestras “Saúde Mental na Adolescência”, no Centro Educacional Municipal Vereador Santa.
  • Até 29 de setembro, às segundas, terças e quintas-feiras, às 22h: exibição de frase temática na Roda Gigante.
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas