- Publicidade -
23.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú poderá bater recorde de público nesta virada do ano

Saiba como a cidade se preparou para receber seus visitantes

Todas as expectativas de ‘casa cheia’ nesta virada de ano vem se confirmando desde domingo (26) e até esta quinta-feira (30), a ocupação hoteleira rondava os 100%.

O secretário de Turismo, Geninho Góes disse que todo ‘trade’ esperava por este movimento, que vem se confirmando e poderá até surpreender. Balneário Camboriú está entre os destinos mais procurados para o Reveillon, já que Florianópolis e cidades vizinhas cancelaram o show de fogos.

Geninho também destacou outros fatores, como demanda reprimida pela pandemia, praia alargada que virou destaque nacional, planejamento e organização.

“Todo esse conjunto atrai público e a quantidade sempre traz desafios diários, por este motivo montamos o Centro de Controle Operacional (CCO) que começou a atuar nesta quinta-feira (30) durante 24 horas, até março. Creio que essa união de várias secretarias seja o ponto alto desta temporada”, enfatizou o secretário.

Dentro do planejamento de verão, Geninho destacou a operação Praia Limpa, com 300 pessoas trabalhando na primeira madrugada do ano novo; forças de segurança nas ruas controlando o trânsito e atendimento de saúde nas duas pontas e na área central. “Estamos prontos para receber nossos visitantes”, afirmou.

- Publicidade -

Show de fogos

Oito balsas ao longo da Praia Central e os dois molhes oferecerão um show pirotécnico com 15 minutos de duração.

Também acontecerá uma contagem regressiva para a virada de ano na Big Wheel, a maior roda gigante estaiada da América Latina, localizada ao norte da Praia Central.

- Publicidade -

Molhes fechados

Desde 5h desta quinta-feira (30), os molhes da Barra Sul e do Pontal Norte estarão fechados ao público, para preparar o espetáculo pirotécnico de Réveillon. Eles serão reabertos ao meio-dia de 1º de janeiro.

Atlântica fechada nesta sexta às 22h

Dois trechos da avenida Atlântica serão bloqueados nesta sexta-feira (31), a partir das 22h: o primeiro na área central, entre a Rua 3.000 e a Avenida Alvin Bauer; e o segundo, da Rua Osmar de Souza Nunes até o Pontal Norte.

Não haverá acesso para carros, porque o objetivo é criar duas áreas de segurança para os pedestres. As transversais entre a Rua 3.000 e a Avenida Alvin Bauer também estarão bloqueadas, com acesso restrito somente para moradores.

O fluxo de veículos será liberado na Avenida Atlântica a partir das 1h30, do dia 1º de janeiro, de forma progressiva, após limpeza da via.

O BC Trânsito trabalhará com um efetivo de 42 agentes, posicionados em pontos estratégicos ao longo da Praia Central. Guardas municipais e policiais militares estarão a postos para orientar os condutores e o trânsito. E também, em caso de urgências e emergências, para facilitar a mobilidade dos veículos de socorro.

O BC Trânsito atende ocorrências 24 horas via Central de Emergências 153.

CCO 24 horas

O Centro de Controle Operacional (CCO) começou a funcionar nesta quinta-feira (30), na Praia Central, altura da Praça Tamandaré, em regime de 24h até a primeira semana de março de 2022.

No local haverá atendimentos em várias áreas, para facilitar o acesso do público: segurança e saúde comandam a demanda.

“As secretarias municipais, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, assim como Polícia Militar e Conselho Tutelar atuarão de forma integrada no centro. Haverá atendimentos de saúde, apoio psicológico, distribuição de pulseirinhas para identificação de idosos, além de outros serviços. É uma grande estrutura voltada à segurança, à saúde e ao bem-estar dos nossos moradores e de quem nos visita”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

O CCO tem cerca 500m2. É formado por tendas, com espaços internos separados por estruturas modulares (octanorm), com ar condicionado e internet.

Está dividido em três áreas: segurança, saúde e atendimento a moradores e turistas. A estrutura tem sala de inteligência para os órgãos de segurança, ambulatório e áreas externas destinadas à ambulância e viatura de segurança.

Serviços oferecidos no CCO

Saúde

A secretária da Saúde, Leila Crócomo lembrou que todos os anos era montado um hospital de campanha, mas em parceria com outras secretarias é a primeira vez e a estrutura ficou excelente.

“Vamos realizar atendimentos pré hospitalares, de baixa complexidade, fazer curativos, verificação de pressão arterial e glicemia, orientações e atendimentos com queimaduras com água viva e encaminhamentos, se houver casos mais graves”, comentou Leila.

No Réveillon, o serviço será das 19h do dia 31 até às 7h de 1º de janeiro. Durante essas 12 horas, no local haverá cinco leitos ambulatoriais para pequenos procedimentos e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); seis poltronas para reidratação e observação; equipe médica (um pediatra, dois clínicos gerais e um dentista); equipe de enfermagem (seis enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem); e dois agentes de higienização, dois assistentes administrativos e um guarda patrimonial.

Nos demais dias, o CCO terá um técnico de enfermagem e um enfermeiro por 24h.

Segurança

Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito atenderão turistas e moradores durante 24h.

Inclusão Social

Nesta temporada, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social estará oferecendo um serviço inédito no país: uma equipe de psicólogos do Programa Abraço à Vida estará a postos oferecendo atendimento psicológico 24h a pessoas que estão passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão.

No local, também haverá atendimento 24h para mulheres vítimas de violência por meio do Abraço à Mulher. O programa presta apoio às mulheres acometidas de violência doméstica ou em vulnerabilidade social, com atendimento de assistência jurídica, acompanhamento psicológico e encaminhamentos para redes de apoio e a grupos focais.

Os idosos também receberão atenção especial, através do Programa Abraço ao Idoso, sempre das 7h às 19h. Será fornecida uma pulseira de identificação às pessoas com 60 anos ou mais para garantir a segurança delas e facilitar na identificação, caso os idosos se percam ou tenham dificuldade de encontrar a sua hospedagem/grupo de viagem. Também serão divulgadas as atividades da Secretaria da Pessoa Idosa e do Programa Abraço ao Idoso, além de outros benefícios que o Município oferece a essa faixa etária.

Turismo

Informações turísticas das 8h às 20h. Além disso, a Secretaria de Turismo vai gerir o processo que integra as demais secretarias do CCO. A estrutura é a maior e mais completa montada na praia envolvendo serviços aos turistas.

Esporte

Divulgação das atividades esportivas da praia.

Meio Ambiente

O Projeto Praia Limpa será desenvolvido em 11 pontos da Praia Central a partir de 3 de janeiro de 2022, com ações de sensibilização ambiental.

Desde 18 de dezembro, três pontos já estão funcionando, com distribuição de pulseiras para identificação de crianças e sacolinhas de lixo, das 10h às 15h.

A partir de 3 de janeiro, serão desenvolvidas também ações de educação ambiental e atividades para as crianças, das 10h às 16h, nos 11 pontos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -