- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú tem 200 patinetes elétricos para aluguel: não é permitido estacionar em qualquer lugar

Objetivo é melhorar o fluxo do trânsito, mas o problema é a educação de muitos usuários que deixam o equipamento estacionado onde não pode

Os 200 patinetes elétricos para aluguel, facilmente reconhecidos por sua cor azul, espalhados em vários pontos da cidade desde o início deste mês, chegaram para melhorar o trânsito. O aluguel do patinete é R$ 0,60/minuto.

No último final de semana, a fiscalização da prefeitura fez várias apreensões de patinetes e multa para a empresa, porque usuários desatentos às informações, deixaram os veículos estacionados no passeio público, o que não é permitido.

A empresa JET, que opera o serviço, tem alvará para exploração de espaço privado no município, o que significa que os patinetes não podem estacionar em locais públicos. Para isso, a prefeitura teria que abrir um processo licitatório, o que não é o caso.

- Publicidade -
(Divulgação/JET)

Aluguel via app e locais específicos para estacionamento

Segundo a assessoria da JET, prestadora do serviço na cidade, a empresa tem investido em micromobilidade com o objetivo de facilitar o trânsito de moradores a diversos pontos de Balneário Camboriú. A empresa iniciou a operação com 150 opções de estacionamento (em locais privados, não é permitido deixar em cima da calçada obstruindo passeio público ou em vagas de motos, por exemplo). 

As patinetes podem ser alugadas por meio do aplicativo JET, recarregando sua conta com o PIX ou vinculando um cartão (o custo é R$ 0,60/minuto).

Para aumentar o número de vagas, a JET está negociando com empresas comerciais privadas. A proposta da empresa é garantir que o serviço sirva para o transporte de pessoas no dia a dia, como ir ao trabalho, faculdade, farmácias, supermercados, padarias, etc.

Instrutores para tirar dúvidas e placas informativas

As patinetes JET só podem ser estacionadas em espaços especialmente marcados no aplicativo, conforme mostrado na foto ilustrativa no aplicativo. Para ajudar os usuários a encontrar vagas de estacionamento, a JET começou a instalar placas azuis facilmente reconhecíveis. Para garantir o uso correto das patinetes, 15 instrutores estão distribuídos pela área de funcionamento do serviço para realizar a orientação dos condutores quanto aos locais de estacionamento, velocidade permitida por localidade (limite máximo de 20km/h em ciclovias e nas demais localidades não ultrapassa 15km/h) e limite de uma pessoa por patinete (é estritamente proibido o transporte de duas pessoas ou mais nas patinetes – é uma violação da lei federal e pode resultar em multa). 

Preocupação com a manutenção

Os instrutores são responsáveis também pela manutenção do equipamento e recolhimento, quando estes são estacionados por usuários em locais indevidos. A empresa salienta que todos os equipamentos são testados mensalmente pela JET, passando pela revisão de freios, baterias e demais sistemas do serviço. Todos os passeios oferecidos pela empresa são segurados contra possíveis acidentes rodoviários. A empresa conta com um serviço de atendimento virtual 24 horas por dia, via e-mail ([email protected]), WhatsApp (13-99137-4203) e Telegram (https://t.me/jetbr_apoio_bot).

Fiscalização está de olho

O diretor da Fiscalização de Posturas de Balneário Camboriú, Artur Gayer, disse que no último final de semana tiveram trabalho, porque alguns usuários estavam deixando em qualquer lugar.

“Já melhorou bastante, o que a lei determina é que podem usar espaço privado para estacionamento, como estacionamentos de farmácias, mercados, de qualquer comércio, mas em vaga pública não pode. Existe bom senso – quando vemos um patinete abandonado e sabemos que quem usou, deixou ali, pedimos para a empresa tirar, pois queremos apenas que os usuários sigam as regras. Para Balneário é muito interessante a chegada desse serviço, porque é uma micromobilidade e temos que evoluir para esse caminho”, disse.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -