O Carnaval de Balneário Camboriú contará com três noites (sábado a segunda-feira, 10 a 12/02) de desfiles de blocos carnavalescos e da escola de samba Unidos do Samboriú, que está de volta após alguns anos sem desfilar.
O foco dos blocos, incentivados pela Liga Carnavalesca da cidade, será levar ao público que vai até a Avenida Atlântica para assistir aos desfiles, um ‘espetáculo’, para contemplar também quem não paga por abadá para participar dos bloquinhos.
Apoio da prefeitura
O presidente da Liga Carnavalesca de Balneário Camboriú, Roni Augusto, responsável também pelo bloco Xinellis, explica que a Liga se mantém ativa e engajada.
Logo depois do Carnaval 2023, a Liga e a Secretaria de Turismo já começaram a alinhar o Carnaval 2024 analisando pontos negativos e positivos para fazer um evento ainda melhor neste ano, buscando ajudar os blocos e reativando a escola de samba – o que de fato aconteceu.
“Fizemos várias reuniões com a Sectur, que nos deu uma atenção exemplar como sempre tivemos porque o evento é da cidade, realizado pela prefeitura, a Liga cuida dos blocos e escola de samba para estar apresentando ao público um espetáculo. Chegamos ao edital que foi lançado em dezembro e foi divulgado na última semana (com investimento em mais de R$ 300 mil por parte da prefeitura em apoio aos blocos – leia aqui), porque o Carnaval também é mais cedo neste ano, no começo de fevereiro”, diz.
Foco é interagir com o público
Segundo Roni, a Liga buscou incentivar os blocos a se regularizarem e alinharem alguns pontos, como o horário que entram na Avenida Atlântica, para não haver uma distância muito grande entre um bloco e outro.
“O foco principal é que os blocos tragam mais espetáculos. O folião está no bloco curtindo, mas queremos que quem está assistindo também se integre. A Samboriú virá no sábado (10), os blocos vão trazer desfiles temáticos também, como o bloco que eu coordeno, o Xinellis, que estará junto com o Aventura Jurássica, novo atrativo da cidade, inclusive com carros temáticos. Acredito que este Carnaval será bem maior que o do ano passado, que foi o maior até hoje”, aponta.
Corte Carnavalesca ainda indefinida
Na programação seguem blocos já conhecidos do público, como o Mexe-Mexe, que é o mais antigo, Inimigos da Segunda – o maior, além do 100 Limites, Bloco do Vila, e a já citada Samboriú (confira a programação completa no fim desta matéria).
A carreta do DJ Folia não sairá, mas Beto Teixeira estará em alguns blocos.
Uma incógnita ainda é sobre a Corte Carnavalesca, a realeza do Carnaval.
“Os blocos estão crescendo cada vez mais. Sobre a realeza do Carnaval, nos próximos dias vamos definir. Como teve pandemia, os blocos estavam se estruturando, optamos por manter a Corte de antes da pandemia. Ainda estamos alinhando para ver se fazemos eleição de nova corte ou então no Carnaval o foco será na Samboriú como corte, e a eleição da nova corte será no fim do Carnaval, já para 2025”, completa.
Programação dos desfiles
- Sábado, 10/02
- Mexe-Mexe
- Mas Bah
- Xinellis
- 100 Limites
- Xeru di Coco
- Samboriú
- Domingo, 11/02
- Carnatuga
- Siri Sarado
- Ilha das Cabras
- Bloco do Zero
- Inimigos da Segunda
- Segunda-feira, 12/02
- Mexe-Mexe
- Impacto
- Baita Chão
- Amigos do Bar Meia 9
- Bloco do Villa.