Adriana Silva, que acumula 30 anos de trajetória como servidora pública de Balneário Camboriú, assumiu nesta semana como secretária da Pessoa Idosa, substituindo Arlindo Cruz, que voltou para a Câmara de Vereadores.
A jornada profissional de Adriana como funcionária efetiva de Balneário Camboriú começou em 1994, no CIEP Rodesindo Pavan; em 2008, assumiu como coordenadora no Núcleo Santa Clara, e posteriormente foi convidada para coordenar o CEAC Projeto Oficinas, em 2013.
“O convite para me juntar à Secretaria da Pessoa Idosa chegou em junho de 2023, partindo do Arlindo, em reconhecimento ao meu comprometimento e paixão pelo serviço público. Abracei esse novo desafio, inicialmente como assessora e agora como Secretária”, conta.
Sua transição para esta nova função foi marcada por uma ‘imersão’ no mundo dos idosos de Balneário Camboriú. Ela conta que se encantou ao presenciar a qualidade de vida que a Secretaria proporciona e a importância do serviço prestado.
“Nesse período em que estou na SPI, várias obras foram iniciadas – estamos com um espaço em que vamos fazer uma sala de pilates, e agora virá o carro-chefe, o Centro Dia, onde os idosos (em situação de risco ou de violência, grau I ou II de dependência, sem comprometimento cognitivo significativo) vão ficar durante dia e retornam para suas casas, algo que a comunidade esperava muito. Será um local de acolhimento para os idosos (30/dia) durante o dia, das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira”, diz.
Sobre o Centro Dia, que será como uma ‘creche’ para os 60+, a prefeitura lançou um edital nesta semana para a seleção de organizações privadas sem fins lucrativos que desejam gerir o Centro.
As organizações têm até o dia 5 de maio para protocolar a candidatura pela plataforma 1Doc via site do governo municipal (https://www.bc.sc.gov.br/).
Adriana também enfatiza a importância da equipe do Abraço, que trabalha incansavelmente para acolher os idosos em situação de vulnerabilidade. O objetivo é também expandir os serviços da SPI para os bairros, garantindo que todos tenham acesso às atividades e cuidados oferecidos pela Secretaria.
“Além disso, a Secretaria da Pessoa Idosa tem promovido uma série de palestras e passeios, fora as oficinas diárias, visando não apenas o entretenimento, mas também a promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos. Desde setembro de 2023, mais de 1500 carteirinhas da pessoa idosa foram emitidas, demonstrando o alcance e a importância do trabalho realizado pela SPI”, completa.