- Publicidade -
- Publicidade -
16 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Mundial da Água: vereadores fizeram vistorias no tratamento de água de Balneário Camboriú

Na véspera do Dia Mundial da Água (22), data que visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar, preservar e economizar o recurso, três vereadores de Balneário Camboriú visitaram a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), onde é captada a água do Rio Camboriú, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). 

Em Balneário Camboriú e Camboriú, há um alerta preocupante: se nada for feito, as duas cidades podem passar por uma crise hídrica muito em breve – um estudo da Univali aponta que isso pode acontecer a partir de 2025. 

Hoje, Balneário Camboriú e Camboriú dependem do Rio Camboriú, rio que corta as duas cidades e que atualmente está na ‘UTI’, tanto pela ausência de tratamento de esgoto em Camboriú quanto pela situação caótica que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú, que atualmente trata apenas 16% do esgoto da cidade. 

- Publicidade -

Vereadores visitaram a ETA e ERAB

(Gabinete André Meirinho/Eduardo Zanatta)

Os vereadores André Meirinho (Progressistas), Eduardo Zanatta (PT) e Patrick Machado (PDT) e o biólogo e presidente do Instituto Ideia, Cristiano Voitina, visitaram a ERAB e a ETA.

O vereador André Meirinho destacou que a ação de fiscalização foi justamente por conta do Dia Mundial da Água. 

“Acompanhamos todo o processo e também conversamos com os servidores sobre as demandas de trabalho e necessidades de investimentos. Há uma lei aprovada na Câmara, de minha autoria, que institui a política de segurança hídrica e desenvolvimento sustentável, que inclui estratégias setoriais sobre demandas de água para abastecimento, despoluição hídrica, drenagem pluvial urbana e medidas de prevenção e mitigação de desastres, debatendo a importância de garantir água em quantidade e qualidade adequada para atender às demandas da cidade. O abastecimento de água é um dos grandes desafios, que precisam ser garantidos para os próximos anos”, disse. 

Necessidade de ampliação para não ficar sem água no verão

O vereador Eduardo Zanatta apontou que a ação de fiscalização foi extremamente importante, porque a água potável e o saneamento são debates que o seu mandato faz na cidade. 

“A nossa comunidade tem o direito de ter uma água de qualidade, e por isso fomos verificar a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), local que capta a água do Rio Camboriú, que posteriormente é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA). O que pudemos constatar é a necessidade de ampliação e investimentos, principalmente na estação de captação que está operando com uma estrutura defasada”, comentou.

Segundo Zanatta, na Estação de Tratamento, que na terça-feira (21) operava com uma vazão de 900 litros por segundo, mesmo fora da temporada, e tem capacidade máxima de 1200 litros por segundo, é urgente a ampliação da capacidade para Balneário não ficar sem água durante o verão. 

“Vou trabalhar para isso, e a pauta da água é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um compromisso assumido por mim enquanto vereador, assim como a necessidade de planejarmos a captação de água de forma integrada com a nossa vizinha Camboriú. Nós precisamos proteger os recursos hídricos, promovendo a captação sustentável da água e evitando desperdícios, além de estar comprometidos com a preservação e utilização consciente, adotando práticas que garantam a sua disponibilidade e qualidade para as gerações presentes e futuras”, afirmou.

- Publicidade -

Serviço de qualidade

O vereador Patrick Machado opinou que a visita foi extremamente valiosa para observar todo o processo, desde a captação até o tratamento da água. 

“Pudemos ver todo o rigor com o qual são realizados esses processos. Apesar das estações precisarem de melhorias e serem modernizadas, os técnicos efetivos garantiram que a água está sendo tratada de maneira adequada. Esse tipo de ação é uma boa forma de demonstrarmos à população, que arca com as taxas que está recebendo um serviço de qualidade”, comentou.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -