- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Fachada do Teatro Municipal de Balneário Camboriú ganhou nova pintura artística

A fachada do Teatro Municipal Bruno Nitz, que é também a sede da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (o local é conhecido como Complexo Integrado de Cultura Júlio Batschauer (CIC)), foi repaginada, através de pintura artística feita por artistas do movimento Open Street Gallery.

A intervenção de arte urbana realizada no CIC teve como objetivo, segundo o arquiteto Murilo Trevizol, diretor do movimento OpenStreetGallery.co, responsável pela pintura, valorizar o ambiente e a sua arquitetura, integrando através da arte e destacando o edifício na paisagem urbana da cidade. 

“O CIC Julio Batschauer é um espaço fundamental para as manifestações artísticas e culturais da região, sendo o local um ponto de encontro para artistas, produtores e consumidores de arte e cultura. A intervenção de arte, produzida pelo movimento OpenStreetGallery.co, com a direção artística do artista local Fernando Cardoso, o Nando, buscou valorizar as formas existentes através do muralismo anamórfico e design contemporâneo, trazendo à sociedade uma visão multiespectral da riqueza que é a nossa cultura”, explicou.

Murilo apontou que as cores, luzes e formas do trabalho configuram diferentes percepções do espaço e buscam interagir de maneira única de acordo com a experiência do observador.

(Foto OpenStreetGallery)

“A obra, inspirada no fenômeno óptico da iridescência, reflete todas as cores do campo espectral e se altera conforme a luz que o objeto recebe, sendo a obra algo dinâmico, como todo processo de evolução da identidade cultural. Toda a composição reforça a importância do espaço do CIC, como um marco institucional municipal, estimulando as pessoas a compreenderem e valorizarem a diversidade das diferentes manifestações e expressões culturais existentes na nossa cidade, inspirando e despertando o engajamento, interesse e participação cultural da sociedade, tornando-a cada vez mais acessível à todos”, destacou.

- Publicidade -

Arte representa diversidade das manifestações culturais

(Foto OpenStreetGallery)

A diretora de artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins, também opinou sobre o trabalho realizado, salientando que os artistas criaram uma composição complexa e fractal com cores vibrantes, representando a diversidade das manifestações da cultura. 

“Cada módulo possui uma referência no módulo anterior e uma nova cor, simbolizando a cultura que se transforma ao longo do tempo, e incorpora história e inovação. O trabalho artístico traz a seguinte comparação: seria como se cada fragmento fosse um indivíduo com seus aspectos singulares, que têm seu repertório e apresenta novas composições, contribuindo assim para a  construção da identidade cultural local”, informou.

O movimento OpenStreetGallery.co aproveita para agradecer a colaboração de todos envolvidos no processo de produção – em especial aos produtores e agitadores de cultura, artistas da cidade, aos feirantes, equipe da FCBC e toda a vizinhança que recebeu o trabalho dos artistas de braços abertos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -