- Publicidade -
21.4 C
Balneário Camboriú

Faixa de areia da Barra Sul foi liberada, obras do alargamento estão no centro

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O trecho da praia central de Balneário Camboriú, que vai da altura da Rua 4.000 até o molhe da Barra Sul, foi liberado ao acesso público nesta terça-feira (28), com a nova faixa de areia totalmente recuperada. O trecho estava interditado para a retirada da tubulação, mas no final de semana muitas pessoas ignoraram e utilizaram o local por conta do tempo bom.  

(Divulgação/PMBC)

A interdição dos locais acontece para segurança do público e também para que aconteça a acomodação do aterro, especialmente dentro da água. 

A abertura da área alargada na Barra Sul para o público será monitorada por guarda-vidas do 13º Batalhão de Bombeiros Militar – que pretendem instalar ‘cadeirões’ ao longo da orla já que agora os postos ficarão bem mais longe da água [saiba mais aqui]. 

O subcomandante do 13º BBM, Capitão Marcus Vinícius Abre, contou que os guarda-vidas estarão fazendo rondas com quadriciclos no local liberado. 

(Divulgação/PMBC)
- Publicidade -

“Verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição de mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila”, disse. 

Especialistas contratados para monitorar a obra fizeram uma batimetria [medição da profundidade do oceano] que apontou que a declividade da praia neste trecho sul recuperado já é muito próxima da praia original, sendo a medição de 1 para 40, ou seja, a cada 40 metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.  

Obra está no centro 

A obra do alargamento começou na direção oposta na semana passada, avançando em direção ao centro, até a Rua 2.200, quando então a tubulação será ‘realocada’ para o Pontal Norte. 

- Publicidade -

Na área onde a draga trabalha a faixa de areia está interditada. A prefeitura colocou placas e pede a colaboração de moradores e turistas – a circulação de pessoas e de embarcações na orla está proibida até que a dragagem esteja concluída e a tubulação retirada da água.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -