- Publicidade -
- Publicidade -
12.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Inauguração da Casa do Autista,  principal desafio da Inclusão Social: nova secretária tem experiência na área, com atuação no Abraço 

A Secretaria de Inclusão Social é um dos sete departamentos que está sob nova direção – Ivanir Maciel, que é também coordenadora do programa Abraço, assumiu a função substituindo Christina Barichello, que deixou o cargo pelo pleito eleitoral. 

Ivanir já conhece bem o trabalho da secretaria e, em entrevista ao jornal, comentou sobre a importância dos serviços oferecidos e os desafios que deve enfrentar, como a inauguração da Casa do Autista, prevista para maio.

Ivanir Maciel atua no serviço público de Balneário Camboriú há 21 anos – com Christina Barichello trabalhou por sete anos e meio nas secretarias da Pessoa Idosa e por último na Inclusão Social. 

- Publicidade -

“Comecei em 2017 na SPI e depois vim para a Inclusão junto com os programas Abraços. Iniciei no Abraço ao Idoso, ajudei no início da implantação, até começar no Abraço ao Servidor, fiquei um tempo entre os dois, e quando o prefeito Fabrício Oliveira lançou o Abraço à Vida, pediu que eu assumisse, fiquei nele. Quando inaugurou a Casa da Família, com a junção dos Abraços, fiquei na coordenação técnica de todos”, diz, elogiando a atuação dos voluntários na Casa, que conta com mais de 100 oficinas gratuitas para todos os moradores de Balneário Camboriú.

Por curiosidade, Ivanir conta que foi conhecendo um pouco de cada detalhe da Secretaria de Inclusão Social. Agora no comando da pasta, ela segue na coordenação dos Abraços, que define como ‘sua paixão’. 

“O Abraço à Vida é um case de sucesso, com 132,6 mil atendimentos desde que foi criado, é um serviço essencial e com atuação 24h, com equipe e escala. Sempre estive muito junto com a Christina, conversamos muito sobre os serviços, a Christina é uma mestra e o tipo de pessoa que não quer só o conhecimento para si, toda a equipe sabe de todos os projetos, aprendi muito e vou buscar manter o trabalho que ela fazia”, afirma.

Inauguração da Casa do Autista é o principal desafio

Ivanir diz que a inauguração da Casa do Autista deverá acontecer até final de maio, no Bairro dos Municípios. 

“É um trabalho de importância gigante. Acompanhei o projeto desde o início, a construção de equipe técnica, me inteirei tudo… este é o grande desafio e é algo novo. Sou profissional da educação, amo essa área, e atender essas crianças e adolescentes que têm essa necessidade é muito importante”, pontua.

Abordagem Social é outro desafio

- Publicidade -

A nova secretária também aproveita para destacar outro importante serviço da Inclusão Social – a Abordagem Social, que conta com equipe de assistência social para abordar e acolher pessoas em situação de rua. 

“Balneário oferece muito. Podemos esbarrar em algumas questões, é complicado somente oferecer auxílio, porque muitos deles não vão querer por serem, boa parte deles, dependentes químicos. Mas o nosso serviço é bem equipado, a nossa equipe conhece a realidade, temos funcionários de muito tempo com conhecimento de causa e damos sequência ao serviço que já vinha sendo feito. Não tem cura a dependência química, mas tem tratamento, e nós buscamos dar isso, mas dependemos da decisão da pessoa. Acredito muito nesse trabalho e por isso aceitei o desafio”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -