A Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Tarifa Zero da Câmara de Balneário Camboriú fez, na segunda-feira (30), a 11ª reunião ordinária, com a participação das representantes da Associação de Moradores do Bairro Estaleiro: a 1ª secretária, Adalgisa Teixeira, a 2ª secretária, Clara Petucco, e a tesoureira, Betina Franklin.
As convidadas falaram sobre questões que afetam os moradores do bairro, como a necessidade de mais horários de ônibus; o fato de a linha atual que serve o bairro ser muito longa; a falta de integração do transporte com cidades vizinhas; a sugestão de que haja um ônibus circular entre os bairros da região sul do município, com um terminal de integração no bairro da Barra; e que haja a informação de linhas e horários em cada ponto de ônibus.
A CPE é composta pelos vereadores Eduardo Zanatta (PT), presidente; Aldemar Bola Pereira (PSD), relator; e Alessandro Teco (DC), Mazinho Miranda (PRD) e Ricardinho da Saúde (PRD), membros.
O presidente Zanatta contou ao Página 3 que a CPE entrou na reta final do relatório e agora serão ouvidas entidades que pediram para ajudar no debate, como a Associação do Estaleiro e também os moradores da Quarta Avenida.
Segundo o vereador, a participação das moradoras do Estaleiro foi importante, porque elas levaram a necessidade de ampliação dos horários, propuseram microônibus que façam rotas da Barra até os bairros, porque a região sul ainda se sente pouco integrada aos outros bairros da cidade, já que os ônibus hoje só vão em direção ao Centro.
“Por exemplo – para o morador se deslocar da região sul para bairros como Municípios, Iate Clube e Vila Real, não tem como. Tem que descer no Centro e ir a pé. Por isso, eles pediram mais horários. Hoje, tem linha que leva em média 1h40, um trajeto muito demorado, que vai do Hospital da Unimed até o Estaleirinho”, diz.
Outras solicitações foram sobre não ter sinalização nos pontos de ônibus. Há um ponto marcado como na Praia do Estaleiro, mas que não possuía sinalização nenhuma e os próprios moradores precisaram fazer uma placa.
“Mas as moradoras também elogiaram a tarifa zero, que aqueceu a economia da praia, pois mais turistas estão indo de ônibus para as praias”, acrescentou Zanatta.
Pesquisa da Viação Suzano auxilia a CPE
O presidente da CPE também destacou a pesquisa da própria Viação Suzano, divulgada pela empresa, que vem sendo, segundo ele, ‘bastante positiva’ porque está auxiliando a gerar dados para fundamentar o relatório da CPE.
“Já vemos avanços reais – já tivemos uma vitória da CPE, que foi a ampliação/criação de 21 novos horários”, completa o presidente da Comissão.