- Publicidade -
- Publicidade -
16.1 C
Balneário Camboriú

Novo diretor da Emasa apresentou obras para melhorar tratamento de esgoto em reunião do Sinduscon

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú terá cinco ‘festas de inverno’ até agosto

As tradicionais ‘festas de inverno’ de Balneário Camboriú vão começar no próximo final de semana, com a Festa da...

Quiosques provisórios de milho e churros seguirão modelo apresentado pela associação que os representa

Durante as obras de macrodrenagem da Avenida Atlântica, os quiosques de milho e churros de Balneário Camboriú funcionarão em...

Sérgio Borba, de Balneário Camboriú, realizando um sonho de 29 anos: tornar-se árbitro internacional de judô

O professor e árbitro de judô da Associação de Artes Marciais Borba, de Balneário Camboriú, Sérgio Borba, embarca no...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Cel. Julimar Dagostin, participou de reunião no Sindicato da indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Balneário Camboriú, nesta terça-feira (30), para falar sobre as obras que vão melhorar o tratamento de esgoto e o abastecimento de água na cidade. 

Dagostin esteve acompanhado do diretor técnico da empresa, Alexandre Motta. 

Obras concluídas

(Foto Ivan Rupp)

Dagostin falou sobre as obras concluídas e outras em andamento, com destaque para a recuperação da lagoa de aeração. 

A Emasa completou nesta semana a instalação dos aeradores na lagoa de aeração prolongada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança, que já está em operação, bem como o novo decantador, que somado aos outros dois já em funcionamento, melhoram substancialmente o tratamento do efluente que chega à estação.

A Lagoa de Aeração Prolongada é onde o processo biológico ocorre. O efluente fica na lagoa, em média, por 30 horas. A aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microrganismos (a biomassa), e evitar a decantação dos flocos bacterianos, mantendo o lodo em suspensão, a fim de misturá-lo homogeneamente com o efluente, que segue, posteriormente, da lagoa para os decantadores. 

- Continue lendo após o anúncio -

A capacidade da lagoa de aeração da Emasa é de 54 milhões de litros.

O novo decantador da estação já está em operação. Com ele, são três os decantadores da ETE em funcionamento. É nos decantadores que ocorre a separação da água e do lodo. O decantador faz ainda a clarificação do efluente e promove a recirculação para o processo biológico. O excedente é enviado para a Estação de Tratamento de Lodo (ETL).

Na ETL, o lodo é prensado em um equipamento projetado para a separação de partículas sólidas e líquidas. Após esta separação, o líquido retorna para o tratamento, e o lodo compactado é colocado em caçambas e destinado a um aterro sanitário industrial.

O tanque de contato é a etapa final do processo de tratamento. Nele, o líquido clarificado que vem do decantador passa pela etapa de desinfecção com a utilização de cloro-gás, e, somente após esta última etapa, o efluente tratado é devolvido ao meio ambiente.

Tratamento&Produção

A Emasa trata diariamente, em média, 30 milhões de litros de efluentes, além de produzir e distribuir, por dia, a média de 50 milhões de litros de água tratada para o abastecimento de Balneário Camboriú.

- Continue lendo após o anúncio -

Fonte: Assessoria de Imprensa/Emasa

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas