Entre sexta-feira (21) e segunda-feira (24), a prefeitura de Balneário Camboriú realizou a Operação BC Mais Segura, uma ação envolvendo diversas secretarias, com apoio de órgãos estaduais. Sob supervisão-geral da prefeita Juliana Pavan, e coordenação-geral da Secretaria de Segurança, a operação intensificou ações de fiscalização e orientação.
A prefeita Juliana explicou que a ação integrada posiciona a cidade com a marca de uma das mais seguras de Santa Catarina. “Nosso governo está empenhado, com a atuação de todos os nossos servidores, em atender aos apelos da nossa comunidade, sobretudo na segurança pública, garantindo a paz e tranquilidade dos moradores e turistas de Balneário Camboriú”, disse.
Segurança e Ordem Pública
Em ação conjunta da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, através, principalmente, de barreiras de trânsito, com apoio da equipe de drone da Guarda Municipal, 142 pessoas foram abordadas, 396 veículos vistoriados, sendo destes 39 autopropelidos (patinetes) e ciclomotores. Foram emitidos 136 Autos de Infração de Trânsito (AITs), com 31 veículos removidos por infrações.
Além disso, foram registradas quatro apreensões de drogas, 12 prisões, sendo cinco delas pessoas com mandado de prisão ativo e um Termo Circunstanciado (TC) registrado. Destaque para um Chevrolet/Camaro, que ao transitar na Avenida Atlântica, deu uma arrancada brusca ao lado de uma viatura, sendo abordado. Em consulta, foi constatado que o carro foi furtado na cidade de Brusque. Duas pessoas foram presas.
Uma das ocorrências que destacam o Programa Silêncio é Saúde, realizado em parceria com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, ocorreu no domingo (23). Durante a madrugada, Agentes de Trânsito atendiam uma ocorrência na Rua 4750, quando avistaram um grupo de motociclistas, transitando pela Avenida Normando Tedesco, com escapamentos emitindo muito barulho. Imediatamente, com apoio da Guarda Municipal, as equipes se posicionaram e conseguiram abordar as 21 motocicletas envolvidas. Após as verificações, foram emitidos 21 autos de infração, com cinco remoções ao pátio por reincidência na alteração dos escapamentos.
O secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann, destacou também a parceria da Polícia Civil de Santa Catarina, através da 29ª Delegacia Regional, que com apoio de seus policiais civis, viram in loco algumas das fiscalizações, possibilitando que medidas mais abrangentes pudessem ser tomadas. “Além disso, a Celesc, junto com a Cosip, atuando na iluminação pública, vendo principalmente a questão de fiação elétrica cortadas e soltas nas vias municipais, bem como fiscalizando os reciclados, em busca de fiação furtada”, disse.
Saúde, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária
No Bairro da Barra, foi constatado um local que realizava reciclagem sem alvará sanitário. Foi registrado Auto de Intimação com o prazo de 30 dias para regularização. Além disso, foram verificados alguns locais com possíveis focos de dengue, sendo realizada a devida orientação.
Fiscalização
A equipe de Fiscalização de Atividades Urbanas atuou durante os três dias de operação, verificando a venda de produtos irregulares e também pontos de reciclados, além de orientações quanto a perturbação do sossego alheio. Seis pontos de reciclados foram fiscalizados, com duas notificações e uma interdição.
Na Praia Central, no sábado (22), foram realizadas três apreensões, sendo uma de alimento sem procedência, um conjunto de redes de descanso e pipas, todos sendo vendidos sem alvará. Além disso, junto da Guarda Municipal, foram realizadas orientações na orla da praia e Calçadão da Central, em relação a proibição do uso de caixas de som em área pública (conforme o Decreto Municipal nº 10.678/2021).
As ações se estenderam também no domingo (23), na verificação da atuação clandestina de motoristas de aplicativo, comércio ambulante, uma caixa de som apreendida na Praia de Taquaras e um comércio irregular fiscalizado no Bairro dos Municípios.
Procon
Na sexta-feira, o Procon de Balneário Camboriú visitou quatro estabelecimentos no Bairro dos Municípios, juntamente com a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Fiscalização. Foram realizadas orientações, com previsão de retorno em data futura, gerando auto de infração, caso as orientações sejam descumpridas. A principal orientação foi sobre a exposição da validade de produtos alimentícios nos cartazes de promoção.
Resgate Social
Durante o período, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, através das equipes do Resgate Social, abordaram 236 pessoas em situação de rua, sendo oferecido o acolhimento e encaminhamento. Destas, 56 pessoas aceitaram ir para a Casa de Passagem, onde receberam alimentação, banho e pernoite. Cinco passagens rodoviárias foram emitidas para que os beneficiados pudessem retornar às suas cidades de origem. Oito pessoas aceitaram o acolhimento institucional em instituições de ressocialização por até 90 dias, sendo a decisão de aceitar o acolhimento exclusiva de cada indivíduo.
Departamento de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI) e Secretaria de Obras
Em ação conjunta, o DCOI e a Secretarias de Obras, juntamente com o Resgate Social, percorreram as Marginais Leste e Oeste da BR-101, bem como alguns locais onde costumam ficar situação de rua. No total, foram seis caminhões-caçamba cheios de entulhos/resíduos retirados das ruas. Entre eles estavam móveis abandonados, roupas e muito entulho, deixado por pessoas em situação de rua.