A Passarela da Barra, que oficialmente se chama Passarela Estaiada Manoel Fermino da Rocha, em homenagem ao primeiro balseiro do Rio Camboriú, foi inaugurada há seis anos, no fim do governo de Edson Renato Dias ‘Piriquito’ e a partir de meados deste mês, receberá a primeira reforma. A previsão é que a obra dure cinco meses, mas não haverá interdição do acesso ao público.
“Transformar em um ícone do turismo”
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Geninho Góes, explica que a ordem de início dos serviços foi assinada nesta quinta-feira (1) e que a reforma começará na segunda quinzena de setembro.
A responsável pela obra será a Incorporadora Gran-Pará Ltda., empresa vencedora da licitação.
“Eu vejo a Passarela da Barra não só como um espaço para que as pessoas possam passar para o Bairro da Barra e para a Barra Sul, e sim como um espaço que pode ser aproveitado para exposição, para se transformar realmente em um ícone do turismo de Balneário Camboriú”, diz.
Mais bonita e utilizável para moradores e turistas
Geninho pontua que, desde que a Passarela foi inaugurada, em 2016, não foi feita nenhuma obra de reforma no local.
A obra contemplará as pontas da passarela, que receberão pisos com revestimento cerâmico, para futuramente abrir as duas áreas para a circulação de pedestres.
“Será a primeira grande reforma que a Passarela receberá, para que ela possa ficar mais bonita, mais utilizável, para os moradores e turistas. É um equipamento importante para o morador e também para o turismo da nossa cidade, porque vejo que ali no futuro podem acontecer exposições, pequenos eventos; as pontas da Passarela, que estavam inacabadas, serão totalmente reformadas. Acho que é um momento muito importante, para que a gente preserve um equipamento público tão importante para a nossa cidade”, acrescenta.
Saiba o que será reformado
Com previsão de durar cinco meses, a reforma inclui ainda, além de outras intervenções, as impermeabilizações de lajes/corredores, drenagem das escadarias, substituição das portas corta-fogo, reparos nos degraus das escadarias, instalação de rodapés cerâmicos, pintura interna e externa (somente a parte branca e não a pintura artística), conserto das fissuras e trincas em alvenaria, forro da Passarela, consertos de calhas e rufos, reforma geral nos banheiros e limpeza externa.
A prefeitura informa que, durante os trabalhos, a Passarela da Barra não ficará interditada ao público.