- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Preparativos pré-temporada: segurança e saneamento são os focos em Balneário Camboriú

Prefeito Fabrício diz que ‘o que precisamos para fazer um verão incrível é o envolvimento da sociedade”

O verão está chegando e a expectativa é de uma temporada de verão histórica, com muito movimento, conforme expectativa da hotelaria e da Secretaria de Turismo. 

No entanto, Balneário Camboriú enfrenta problemas com o esgoto (a Estação de Tratamento de Esgoto está colapsada e não chega a tratar 60% do esgoto da cidade, podendo prejudicar a balneabilidade das praias, o que não deve ser solucionado para este verão) e há também a situação da população de rua, que aumentou consideravelmente bem como os crimes praticados (para sustentar o vício em álcool e/ou drogas, como muitas vezes já explicado pelo secretário de Segurança do município, Gabriel Castanheira). 

O jornal conversou sobre esses assuntos com o prefeito, Fabrício Oliveira, e com o secretário de Turismo, Thiago Velasques. Acompanhe abaixo.

- Publicidade -
O secretário Velasques com o prefeito Fabrício (Arquivo Pessoal)

Prefeito diz que está planejando ação antes do verão

Questionado pelo jornal como andam os preparativos para a temporada, Fabrício disse que está fazendo uma organização sistêmica para todos os pontos ‘sensíveis’ da temporada – abastecimento de água, coleta de lixo, rede de esgoto, segurança pública, monitoramento e inteligência artificial. 

“Para que a gente possa prestar saúde e qualidade de vida, com segurança, para os moradores e visitantes. Então nós vamos fazer uma grande apresentação para a sociedade disso, que será realmente a nossa organização, inclusive envolvendo a sociedade. É o que nós precisamos nesse momento – de envolvimento da sociedade, para que possamos fazer um verão incrível, como fizemos no verão passado”, afirmou.

Fabrício deu um exemplo, pontuando que houve recorde de pessoas na areia da praia e que não houve nem furto de celular, mas que também tem que cuidar de outras áreas – limpeza, esgoto e abastecimento de água. 

“Tudo isso é muito importante. Teremos também novidades aí nos próximos dias, nós estamos preparando a cidade realmente para atrações e eventos diferentes. Eu ainda não tenho exatamente tudo fechado, mas logo terei e com prazer darei a notícia para vocês, porque é importante que a imprensa possa divulgar isso que nós estamos fazendo”, pontuou.

Secretário de Turismo também opina

O secretário de Turismo, Thiago Velasques, destacou que o que está ‘complicado’ na cidade é a situação das pessoas de rua. 

“Nós sempre temos que melhorar. Nós não somos a cidade perfeita e talvez nunca seremos. Então, os problemas acontecem, mas a cidade vem trabalhando principalmente nas questões essenciais que  é de segurança, de mobilidade, de infraestrutura. Nós, da Secretaria de Turismo, estamos pensando no master plan, para o ano que vem, que será um plano de estratégia realmente, nunca antes pensado. A gente já está há oito meses trabalhando nele”, antecipa. 

O master plan citado por Thiago deve contemplar questões de infraestrutura, saneamento e segurança. 

“O prefeito Fabrício tem esse viés, tem essa visão, que eu acho que é muito importante para nós mostrarmos que a cidade além de nossas belezas naturais é uma cidade preparada para receber um volume alto de turistas. A cidade cresce quase dez vezes, isso é muito inusitado, são poucas cidades onde acontece isso. Balneário não pode colapsar, o esgoto também é uma coisa que a gente está focando para evitar isso. Temos algumas situações que precisamos melhorar, nós entendemos e estamos buscando isso. A hora que nós conseguimos estar 100%, aí a cidade vai ter esse diferencial, vai ter essa bandeira 100% saneada, com tratamento adequado, que é o nosso calo ainda, mas que a prefeitura vem buscando investir em milhões de reais para que realmente isso, digamos assim, pare, e a gente possa pensar em outras questões de evolução”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -