- Publicidade -
- Publicidade -
14.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Presidente João Goulart está de volta no trecho em reurbanização na beira mar

A escultura “A praia do presidente Jango”, instalada há 17 anos na beira mar, retornou à Avenida Atlântica nesta sexta-feira (21). Ela foi retirada quando iniciou a obra do primeiro trecho da reurbanização da orla.

A obra foi reposicionada mais perto do mar, a cerca de  12 metros do seu antigo local e todo o processo de deslocamento ocorreu sem intercorrências. O novo espaço foi escolhido para garantir a continuidade da homenagem, mantendo a escultura voltada para o antigo endereço da casa de veraneio da família Goulart.

A diretora da Fundação Municipal de Cultura, Lilian Martins, disse que todo o processo foi estudado e detalhadamente documentado. 

“Foram feitas prospecções da base, estabelecido o mecanismo de traslado da obra, com acompanhamento de Conservador/Restaurador e engenheiro. A obra está em ótimo estado de conservação, e não requer intervenções de restauro. Executada em bronze pela técnica de cera perdida, as figuras estão dispostas numa base circular onde se lê: A praia do presidente Jango”, destacou Lilian.

- Publicidade -

Jango está assentado em um banco de granito com estética próxima ao mobiliário urbano da época. A cor verde da escultura é chamada de pátina, e é bem característica das esculturas em bronze.

“Estamos falando de um monumento muito querido pela comunidade, reforça a vocação turística da cidade, em que na época, o Presidente do Brasil veraneava aqui, primeiramente hospedando-se no Hotel Fischer, até que adquiriu a casa. O local é marcado pelo olhar eternizado do presidente Jango e promove muita interação com o público, as pessoas sentam-se no banco como família para tirar um retrato com o mar de BC ao fundo”, detalhou Lilian.

A escultura criada pelo artista visual Jorge Schroeder, faz parte do patrimônio cultural de Balneário Camboriú desde 6 de dezembro de 2007, é uma representação tridimensional em tamanho real do ex-presidente e dos filhos João Vicente Goulart e Denize Goulart, sentados com o olhar voltado ao endereço de sua casa na avenida Avenida Atlântica, esquina da Rua 4600.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -