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Balneário Camboriú

Programa Se Liga na Rede: em oito anos quase 190 mil vistorias e mais de 130 ligações irregulares

O Programa é responsável por verificar a situação das ligações hidrossanitárias em todos os bairros da cidade.

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Criado em 2016, o Programa Se Liga na Rede intensificou as fiscalizações em 2018 quando começou a lacrar as ligações irregulares para coibir a poluição de rios e praias. 

Desde então foram feitas 189.846 vistorias e mais de 130 ligações irregulares foram lacradas.

“O programa traz uma imensa contribuição para a conscientização da população e para a proteção do meio ambiente de Balneário Camboriú, por isso o investimento da Emasa nesse programa é importante. Em 2023 investimos mais de R$ 2 milhões no Se Liga na Rede, porque sabemos que o resultado dessa fiscalização constante reflete na melhoria da qualidade de nossas águas como um todo”, disse o diretor-geral da Emasa, Ronaldo de Oliveira.

Como funciona

O programa atua com cinco equipes fazendo verificações em todos os bairros da cidade e atendendo denúncias de ligações irregulares.

Entre as técnicas de vistoria utilizadas estão os testes de fumaça, técnica utilizada para detectar irregularidades e vazamentos na rede de esgoto. 

A intervenção é feita por meio do Poço de Visita (PV) e uma fumaça especial, não tóxica, e que não representa risco à saúde, é injetada na rede para constatar as inadequações. 

A fumaça sai pelas calhas quando o pluvial do imóvel está conectado à rede de esgoto irregularmente, e sai nas saídas de esgoto quando está regular.

As equipes do Se Liga na Rede fazem, também, o processo de televisionamento, que tem a finalidade de investigar e verificar a integridade da rede coletora. 

O processo é feito por meio da inserção de uma câmera que filma o interior da tubulação para que possa ser avaliada a regularidade da rede. 

Os protocolos referentes ao Programa Se Liga na Rede, são realizados de forma online. 

O Protocolo Eletrônico é a forma oficial para entrega de: Defesas/Recursos; requerimento de prazos para adequações das instalações hidráulicas dos imóveis que foram fiscalizados; e requerimento de vistorias para comprovação de regularizações feitas nos imóveis que sofreram fiscalização do Programa.

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Os moradores que precisarem verificar as ligações dos seus imóveis ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. 

Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: [email protected].

Fonte: Assessoria Comunicação/Emasa

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