- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Projeto ‘Sombras’ chama atenção sobre árvores e áreas verdes de Balneário Camboriú

População está convidada para participar de encontros sobre o tema na próxima semana

O projeto ‘Sombras’ criado em 2019 para mapear e atrair a atenção da população sobre as árvores de Balneário Camboriú realiza dois encontros na próxima semana, abertos para comunidade: aa segunda-feira (17), o encontro será no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, às 14h. com participação de professores da rede municipal de ensino, que serão treinados para ser multiplicadores da plataforma digital.

Na terça (18), o local será a Biblioteca Municipal Machado de Assis, às 9h.

O projeto foi criado pelo Observatório de Interações no Ambiente (OiA), para pesquisar, inventariar, chamar a atenção dos moradores para as árvores e áreas verdes, para que sejam vistas como determinantes da saúde do ambiente e constituintes das construções culturais de Balneário Camboriú. 

- Publicidade -

O projeto visa também elaborar um retrato da forma como a cidade lida com as árvores. O mapeamento pode ser acompanhado na plataforma digital sombras.eco.br, de gestão participativa e coletiva, que reúne fotos e informações sobre a paisagem urbana, a botânica, a memória afetiva e outros conteúdos que traduzem a interação da comunidade com o ambiente em que vive.

Os encontros sugerem que os moradores aprendam a utilizar a plataforma e sejam colaboradores na criação dela. 

Selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, o projeto “Sombras” é executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

Os apoiadores são a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o Programa Terra Limpa (que tem gestão compartilhada entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação) e o Núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC).

Criado em Santa Catarina em 2015, o Observatório de Interações no Ambiente (OiA) é um coletivo multidisciplinar que desenvolve projetos nas áreas de urbanismo, meio ambiente, patrimônio cultural e artes, os quais promovem a participação das pessoas na criação e interação com os ambientes que experienciam. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou perfil @observaiambiente, do Instagram.

Serviço

Projeto “Sombras”

- Publicidade -

– 17/04, às 14h: Parque Raimundo Malta (Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios – no final da Rua Angelina).

– 18/04, às 9h – Biblioteca Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, Centro de Balneário Camboriú).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -