Leitores apontaram nas redes sociais do jornal que as mudanças anunciadas pela prefeitura e noticiadas na quarta-feira (25) (leia aqui) aconteceram após pedido do vereador Eduardo Zanatta.
As mudanças
Segundo a diretora da BC Trânsito, Magali Ignácio, a medida busca aperfeiçoar o sistema e implementar melhorias na mobilidade urbana.
Conforme o decreto, agora o rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (e não mais das 9h às 20h) e aos sábados das 9h às 12h (e não mais das 9h às 20h). Fica livre de pagamento também aos feriados (antes era válido somente no domingo). Houve também a remoção de alguns trechos entre a Terceira e a Quarta Avenida (ruas 500, 600, 620, 700, 902, 906, 910 e 916).
Zanatta questiona o rotativo desde janeiro
O Página 3 conversou com o vereador, que não foi citado na nota divulgada pela prefeitura ou pela diretora da BC Trânsito, Magali Ignácio. Provavelmente porque Zanatta é do PT. Ele opinou que ‘jamais vão falar’ que ele possui ligação com a alteração realizada e que foi o mesmo caso da tarifa zero do ônibus.
“Que muito debatemos e conseguimos tornar realidade na cidade. Mas é aquilo, né? Quem dá o canetaço é o prefeito. Desde janeiro eu falo do rotativo, das mudanças necessárias. Quando a prefeitura começou a instalar totens nas áreas residenciais da Terceira e Quarta Avenida, mesmo durante o recesso, em 29 de janeiro eu protocolei um pedido de informação, que nunca foi respondido. O município ficou constrangido, houve repercussão negativa do aumento do número de vagas [que chegaram a seis mil], questionei qual a necessidade, se houve estudo, qual o tamanho de ampliação de vagas e até hoje a prefeitura não respondeu”, disse.
Sem vínculo com financiamento da tarifa zero do ônibus
Zanatta lembrou que em 11 de março o prefeito Fabrício Oliveira assinou o decreto de cobrança de novas vagas na região norte e em 17 de junho autorizaram a cobrança nas áreas residenciais da Terceira e Quarta Avenida e ainda em ruas como 2.500, 3.000, e em direção à Barra Sul.
“Protocolei pedido de informação para representar os moradores que nos procuraram. Ainda falaram que o aumento das vagas seria para financiar a tarifa zero e isso não procede. Muitos políticos falaram isso, que seria para financiar o transporte coletivo e hoje a tarifa zero, que transporta cinco vezes mais passageiros do que antes, custa 0,48% do orçamento de Balneário para garantir o transporte coletivo. Para 2025 está previsto aumento de mais de R$ 4 milhões para aumentar a linha. Não tem nada a ver com rotativo, sem nenhum vínculo”, acrescentou.
Vitória para a comunidade
Mesmo assim, sem ter sido citado pela prefeitura, o vereador comentou que o decreto da prefeitura é uma ‘vitória para a comunidade que questionou’.
“A prefeitura deveria ter debatido com a população antes para não precisar retirar vagas agora, e vejo que recuaram e aplicaram esse decreto por conta do período eleitoral. A prefeitura não reconhece que eu fiz o questionamento e não fui citado, mas fico feliz porque a população reconheceu e comentou na matéria do jornal”, completou.