- Publicidade -
- Publicidade -
27.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Arthousebc apresenta nesta sexta e sábado Cineclube Irani: o Cinema Brasileiro Ontem e Hoje

A Arthousebc reabre oficialmente nesta sexta-feira (4) com o Cineclube Iranani: O Cinema Brasileiro Ontem e Hoje, que oferece sessões gratuitas e celebra a história e os movimentos do cinema brasileiro. Serão 12 sessões ao total, com filmes variados e exclusivos.

O Cineclube Irani tem como tema: “Cinema Brasileiro – Passado e Presente”. Valorizando a história do cinema brasileiro e seus movimentos, com o objetivo de levar ao público produções do seu período mais fértil e criativo (anos 1960, 1970 e 1980) e o cinema contemporâneo (2015-2020), sem deixar também de olhar para o amanhã, entendendo que a essência do ‘cineclubismo’ é o seu caráter formador e o poder de modificar a maneira do seu público se aproximar e se relacionar com os filmes.

Portanto, um diálogo entre passado, presente e futuro do cinema.

- Publicidade -

A curadoria foi realizada pelo cineasta Christopher Faust que batizou o cineclube como homenagem ao cineasta catarinense Rogério Sganzerla, diretor do curta-metragem “Irani”, de 1983, um documentário que registra a festa popular relacionada à Guerra do Contestado, que acontece na homônima cidade catarinense.

Este primeiro ciclo do Cineclube Irani acontecerá num período de seis meses, entre junho e outubro de 2021, quinzenalmente, totalizando 12 sessões (começando nesta sexta-feira e sábado, 4 e 5) – confira a programação completa no final da matéria.

Presencial, o evento acontece na Arthousebc, que fica na Rua São Paulo, 581-1, no Bairro dos Estados, seguindo todos os protocolos de segurança em combate ao Covid-19.

Ao invés da apresentação de críticos, os pesquisadores de cinema Wellington Sari e André Gatti fizeram vídeos críticas dos filmes que serão transmitidos após cada sessão, o debate relacionado aos filmes continuam também via grupo de Whatsapp da Arthousebc. Além disso, o cineclubista receberá links com materiais de pesquisa e críticas sobre os filmes exibidos.

Espectadores ganharão brindes

Os espectadores serão presenteados com dois brindes variados por sessão entre lembranças como ímã de geladeira do Metrô Festival de Cinema Universitário, adesivo da Cineramabc, caneta do Cineramabc que são acompanhadas de um mimo maior como pôsteres exclusivos, DVDs de curta-metragens da produtora “O Quadro”, taça de vinho ou cerveja do Barbarella Café, entre outros.

Além dos brindes oferecidos após as sessões, a Arthousebc dará um prêmio exclusivo para os cinéfilos mais assíduos: livros, roupas, LPs, entre outros. Assim, por exemplo, o cinéfilo que completar quatro sessões será premiado com o livro “Contos Morais e o Cinema de Éric Rohmer”, de Alexandre Rafael Garcia. Aqueles que completarem oito sessões recebem outros prêmios e posteriormente os poucos que completarem 12 sessões, ganham a premiação máxima.

- Publicidade -

Programação

*Sexta-feira, 4, às 17h – “Eles Não Usam Black-Tie”, de Leon Hirzman (Drama, 134min, 14 anos, Rio de Janeiro, 1980, Longa)

*Sábado, 5, às 17h – “Eleições”, de Alice Riff (Documentário, 100min, 12 anos, São Paulo, 2018, Longa); “Na Missão, Com Kadu”, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito (Documentário, 28 min, 12 anos, Minas Gerais, 2016, Curta).

A programação completa, com as datas quinzenais (até outubro), pode ser conferida em: http://arthousebc.com/evento/cineclube-irani/.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -