- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Instabilidade do clima continua no próximo trimestre, segundo nota da Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou no último dia de outubro, previsão climática para o trimestre novembro, dezembro e janeiro 2024.

A nota das meteorologistas Nicolle Reis e Elen Pelissaro, informa que neste período, as chuvas que ocorrem de forma mais abrangente no inverno e na primavera, acontecerão de forma mais localizada, devido à maior disponibilidade de calor e umidade. 

Os meses de novembro e dezembro são marcados por volumes de chuva entre 125 e 200 mm em Santa Catarina. Já no mês de Janeiro, costuma chover de 200 a 250 mm entre os planaltos e o litoral catarinense, sendo que em pontos do Litoral Norte e Litoral Sul os acumulados ultrapassam esses valores, chegando até 300 mm. 

- Publicidade -

No restante do estado os acumulados do mês ficam entre 150 e 200 mm.

Previsão

O fenômeno El Niño continua atuando com forte intensidade ao longo do próximo trimestre, favorecendo as chuvas mais frequentes e intensas em todas as regiões catarinenses. 

Desta forma, a expectativa é de que os volumes de chuva fiquem acima da média em Santa Catarina neste trimestre, principalmente neste mês

Em novembro, último mês da primavera, as precipitações ainda devem ocorrer de forma abrangente no estado, com volumes acima da média climatológica. 

Em dezembro e janeiro,  já no período do verão, as chuvas ocorrem predominantemente na forma de temporais, e, com o El Niño, são esperadas instabilidades ainda mais intensas, com acumulados expressivos em curto período de tempo. Com as chuvas menos abrangentes, tanto em dezembro, quanto em janeiro, os acumulados devem variar dentro a acima do esperado. 

Além de influenciar no regime de precipitação, o El Niño também influencia nas temperaturas. 

Com a proximidade do verão, as temperaturas que já são elevadas, tendem a ficar próximas a acima da média no estado, resultando em dias ainda mais quentes.

- Publicidade -

Impactos

Com a previsão de chuvas e temporais mais frequentes em Santa Catarina por conta do El Niño, há um aumento na chance de ocorrências associadas às condições meteorológicas, como por exemplo destelhamentos, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas e inundações.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -