- Publicidade -
18.1 C
Balneário Camboriú
Fabiana Langaro Loos
Fabiana Langaro Looshttp://fabianalangaroloos.com.br/
... é artista plástica, pinta e borda, ama as cores e as palavras, é do heavy metal e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -

Não cale a sua voz

Nessa terça-feira, 21 de novembro de 2023, das 17 horas às 19 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, realiza a solenidade de abertura da exposição fotográfica “Não cale a sua voz”, idealizada por Anna Paula Nienkötter e pelo fotógrafo Nórton José.

O projeto tem como objetivo a conscientização sobre violência de gênero. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Crimes de violência contra mulher, crianças e adolescentes tiveram alta em 2022, em comparação com 2021, de acordo com dados divulgados pelo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública. Além do aumento de casos de estupro, onde 88,7% das vítimas se identificavam pelo sexo feminino, o feminicídio também teve um considerável aumento de casos e de registros.

A exposição é formada por fotografias de 22 mulheres que passaram por alguma situação de violência. Algumas delas foram retratadas dentro de uma casa de acolhimento, para fugir do horror da violência, elas saíram de suas casas somente com a roupa do corpo, deixando suas rotinas e seus sonhos.

A exposição retrata não somente os tipos de violência pautados na Lei Maria da Penha (moral, psicológica, patrimonial, física e sexual), mas outros tipos de violência como: violência política, violência contra mulheres trans, violência obstétrica, importunação sexual e assédio sexual. Algumas fotografias também registram mulheres que, apesar das violências sofridas, conseguiram ressignificar suas vidas, pois não calaram a sua voz.

O projeto, idealizado por Anna Nienkötter, fala sobre igualdade, respeito, dignidade e sobre direitos humanos.  É preciso que aconteça a quebra de paradigmas e de crenças limitantes, a fim de que o machismo e a violência contra a mulher não se perpetuem. É importante salientar que a violência contra a mulher não escolhe classe social ou grau de escolaridade, por isso a importância da abrangência desse tema para toda a sociedade.

A exposição fotográfica “Não Cale a sua Voz” permanece aberta ao público até o dia 20 de dezembro de 2023, no Espaço Cultural Cruz e Sousa, na Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -