- Publicidade -
27 C
Balneário Camboriú

Condição ainda humana

Raul Tartarotti
Raul Tartarotti
Engenheiro Biomédico e cronista.
- Publicidade -
- Publicidade -

Já que a vida é uma condição de energia que busca energia, não deveremos sentir dor antes de tudo iniciar, e também não depois que ela passar.

Todas as adversidades, problemas e obstáculos que encontramos nos caminhos árduos de nossa estrada, nos fortalecem, por isso que um pontapé nos dentes pode ser a melhor coisa que pode acontecer durante sua trajetória, porque vai lhe ensinar como escapar desse espinho nas próximas oportunidades.

A fé em seus projetos é o combustível para arrancar o sonho do plano e tornar a imaginação uma realidade palpável, no entanto, nada lhe mata mais que sua própria mente.

Não se estresse com coisas que estão fora de seu controle, experimente novas oportunidades, leia outros livros, caminhe em outra calçada, vá à padaria de outro endereço, mude o sapato, a roupa. Coma outras comidas, veja filmes ruins, só assim vai valorizar os bons. Tenha coragem de mudar, devagar a passos firmes, e não acredite em demasia nas redes sociais que se transformaram em um dogma de fé.

A disciplina do exercício de bons atos é a escola da humildade e perseverança, e nesse recheio os erros são a maneira mais comum para construção de comportamentos virtuosos.

Sua ambição pode ser a menor de todas, mas isso não tem relevância, o que pesa no final das contas é de que forma será construída sua estrada, interna e solitária, e os atos que farão parte dela sempre devem focar na busca da mudança de costumes, porque o maior mal é aquele que se repete com frequência destruidora de almas. 

Não esqueça do que Gabriel Garcia Márquez escreveu: “você pode ser apenas uma pessoa para o mundo, mas para alguma pessoa, você pode ser o mundo”.

Por isso enfrente as adversidades como um rio, navegando em si por caminhos a serem descobertos no decorrer de seu leito. Vivencie experiências afetivas, que exaltam a sensibilidade, a comunhão com os seres e com a natureza. Um pouco de misticismo não faz mal a ninguém, e pode nascer ao redor de um copo de vinho bebido entre amigos, ou diante do ser amado.

Um dos ensinamentos para melhor saber viver é saber fazer a intercomunicação entre a cultura humanista, que não recebe o grão da ciência, com a reflexão filosófica sobre o que somos e como compreendemos nossos problemas fundamentais, que sempre questionamos à respeito da condição ainda humana que carregamos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -