- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Atividades turísticas no Vale Europeu

No mês de agosto fiz várias ações no Vale, entre elas programei uma visita com um grupo de 21 mulheres que caminharam 60 km em dois dias, o ponto de partida foi na cidade de Benedito Novo, onde nos foi servido um café estilo colonial, daqueles que só se encontram no Vale Europeu. Essa boas vindas foram no ateliê da Tania Campestrini, o cardápio que ela oferece é uma surpresa personalizada para cada visitante, aí já iniciam-se as atrações com sabores, pois é uma verdadeira experiência gastronômica (no final da matéria tem o cardápio do que foi servido).

Escolhi dar início à caminhada no bairro Alto Liberdade, pois as estradinhas são bem sinalizadas para caminhantes e peregrinos e dá uma total segurança para qualquer um de qualquer idade que queira caminhar.

Programei para que o almoço fosse servido ao meio dia, o lugar escolhido foi no restaurante Das Bike, é um restaurante bem familiar onde a dona Rosângela comanda a cozinha e a comida é muito saborosa, o seu marido recepciona os visitantes, inclusive indica algumas cachoeiras próximas ao restaurante para visitar, o Das Bike também está em Benedito Novo.

Na parte da tarde do primeiro dia passamos pela K2000, o grupo foi ao delírio, pois é a maior tirolesa do Brasil, são essas emoções e adrenalina que marcam a visita no Vale.

No fim de tarde do primeiro dia, passamos pelo Portal do Céu como descrevia o sr. Paulo Notari, o criador do Caminho dos Anjos em Rodeio.

Falei com dona Anne e graças a Deus ela e seus filhos continuam com a obrigação de preservar esse legado que o sr. Paulo deixou para o turismo aqui em Santa Catarina, esse lugar é para quem busca um momento de paz, contemplação e fé, tem que vir conhecer.

O Caminhos dos Anjos é uma atração que chama a atenção pela beleza da geografia e o bordado de hortênsias, são 5km de flores nos dois lados da rua, o mês de Novembro é o melhor do ano para visitar. Outra atração é a história e persistência do seu criador, a forma que o inspirou a montar quase 100 estátuas de anjos é espetacular e está memorizada no livro Caminho dos Anjos.

Ele em vida me contou que foi duas vezes a Jerusalém e andou onde Jesus nasceu e viveu, foi no mar da Galiléia e no Mar Vermelho, foi também ver onde Moisés teve a revelação dos 10 Mandamentos, passei horas ouvindo suas lembranças. O sr, Paulo foi uma figura marcante em Rodeio e em Santa Catarina, programem-se e venham conhecer esse paraíso dentro do Vale Europeu.

Voltando a caminhada, dormimos na cidade de Rodeio no Cama Café, uma pousada familiar que não perde nada em comparação a outros hotéis da região, o atendimento familiar faz qualquer um sentir que Marcelo, o proprietário, é um amigo de longa data, a receptividade é calorosa.

O café da manhã deles realmente é outra atração, pão de milho, queijos, etc… no Cama e Café o Marcelo Stotf recepciona e faz você se sentir-se em casa, ele ofereceu a cada uma das participante um Frischtick para a caminhada, como disse a Tânia no café de boas vindas fazem um  Frischtick   pois a caminhada é longa, esses detalhes carinhosos são marcas do Vale Europeu.

O Almoço foi em Ascurra na cidade do Padre Mondini, onde tem uma história realmente espetacular, para degustar da gastronomia no restaurante ao ar livre da Mariota e das atrações culturais da vinícola Mondini um dia é pouco, tanto o restaurante e a vinícola estão localizados no bairro Guaricanas, se você que está lendo esse relato e quer passar momentos marcantes venha visitar Ascurra.

Finalizamos a Caminhada em Apiúna na ponte pênsil, foram 60km em dois dias repletos de emoções e sabores, para minha alegria, a satisfação, apesar do sacrifício da caminhada, foi total por parte dos participantes.

Outras ações que fiz no Vale foi programar um roteiro para os cicloturistas da Brava Tur e o que irão conhecer, também participei do Fimtur em Timbó, uma rodada de negócios no Vale Europeu, essas duas ações irei publicar na próxima postagem.

Programem-se e venham conhecer com segurança o Vale Europeu.

Cardápio servido pelo Ateliê Campestrini:Banana, Maça, Uva, pão + caponata, pão + patê linguiça, bolinho carne feito forno, pão de queijo, Queijos coloniais, salames colonial, geleia, mel, melado, Queijinho branco e nata colonial, pão de milho, Bolo inglês, café e leite.

- Publicidade -
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -