- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

Costa Verde & Mar por terra, ar e mar

Olá meus amigos, vou dar uma sugestão bem legal para conhecer um pouco do litoral.

É um passeio bem show para fazer aqui na Costa Verde & Mar, você vai conhecer a história, a cultura e a geografia da costa e por terra o verde da mata atlântica, pelo ar as belezas e pelo mar as histórias que encantam a todos que visitam Santa Catarina.

Outro dia preparei um roteiro por onde tem vestígios do Caminho do Peabiru, trilhas que foram usadas por Fritz Muller nas pesquisas para Charles Darwin sobre a teoria da evolução e outros desbravadores. Tem uma trilha dentro da ilha João da Cunha que leva as inscrições rupestres, inclui também uma pitada de gastronomia rural com comida caseira, e claro frutos do mar com uma paradinha em um alambique.

Esse passeio inicia em Balneário Camboriú passando por Itapema, Porto Belo e visualizando Bombinhas panoramicamente a bordo de um helicóptero, nesse momento você sente realmente que um dia é muito pouco para conhecer tudo, o visual deixa aquela vontade de quero mais.

Vamos ao roteiro, saindo de Balneário Camboriú siga pela Interpraias para sentir o início das emoções, a primeira parada é no mirante em Itapema onde tem o elevador, desse ponto dá para visualizar os próximos lugares que irão vivenciar.

Logo em seguida a dica é sobrevoar onde você irá caminhar, os voos são feitos com reservas no Costa Esmeralda, o voo que contratei foi de 20 minutos, mas tem opções de mais tempo, sobrevoamos Itapema, Porto Belo, Bombas e retornamos por Bombinhas, a vista da ilha e do Caixa d’Aço é uma das mais lindas do litoral.

Logo após sobrevoar essas maravilhas, a dica é seguir pela BR 101 e entrar à esquerda após ao pedágio sentido ao bairro Santa Luzia em Porto Belo, ali tem um alambique, oportunidade para dar uma beiçada em uma aguardente para comemorar o que já se curtiu nesse passeio, um legítimo alambique perto da praia.

A terceira parada é no porto de Porto Belo, no cais onde tem vários barcos que fazem o transporte até a ilha João da Cunha, além da natureza o espetáculo é caminhar nas trilhas e observar as inscrições e sentir a magia do lugar que foi usado há milhares de anos. Sabendo disso, Fritz Muller fez pesquisas nessas trilhas e as encaminhou para Darwin, para compor a teoria da evolução.

Imagem Marcos V. Pagelkopf.

Voltando ao continente, almocei no centrinho de Porto Belo que além de comida caseira tem restaurantes que oferecem frutos do mar.

Depois de uma manhã agitada e um almoço saboroso, a caminhada na praia fará bem para a digestão.

Imagem Marcos V. Pagelkopf.

Tem mais emoções, seguindo sentido a praia do Estaleiro e do Araçá (em Porto Belo) onde está localizado o Caixa d’ Aço, você tem a oportunidade de visualizar o litoral em alguns mirantes naturais e a trilha no parque Fritz Muller que é imperdível, ela é curta mas o seu final surpreende, ali você visualiza tudo que você andou, é um dos pontos mais adentro do mar, nesse percurso tem muitas histórias sobre índios, desbravadores e contos de piratas com tesouros escondidos, além de ser um dos lugares mais procurados para navegação turística.

Imagem Marcos V. Pagelkopf.

Esse passeio saindo de Balneário Camboriú se faz em um dia (eu saí às 8:00 hs da manhã e retornei às 17:00hs) para ainda ter tempo de contemplar o pôr do Sol.

Um dia de magia e de muita diversão e cultura.

Programem-se e venham conhecer, esse pedacinho de Santa Catarina que é show.

- Publicidade -
Marcos Vinicios Pagelkopf
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -