- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
Marcos Vinicios Pagelkopf
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -

Dicas de inverno

O inverno em Santa Catarina reserva diversas atrações incríveis para aproveitar. Uma delas é desfrutar das águas termais que ficam próximas ao litoral, proporcionando experiências marcantes que envolvem sabores e sensações únicas. Em Santo Amaro da Imperatriz, localizada a poucos quilômetros de Florianópolis, você encontrará as primeiras fontes termais do estado.

Ao passar um tempo nessa cidade, você terá a oportunidade de mergulhar em banhos de história e águas termais, mergulhando no passado. Se você seguir alguns quilômetros pela BR 282, agora totalmente livre de obras, chegará a Rancho Queimado. Uma dica é explorar a região de Taquaras, onde você encontrará cafés coloniais e um museu ao ar livre.

Esse local foi palco diário dos tropeiros que seguiam em direção a Desterro, hoje conhecida como Florianópolis. Não deixe de visitar a casa de campo do Governador Hercílio Luz, que atualmente é um museu, além de conhecer a casa do artesanato e a igrejinha em frente à casa do governador. Esse lugar é repleto de histórias e cultura.

Casa do Governador

Para aqueles que desejam conhecer mais da região, sugiro seguir em direção a Bela Vista. Como mencionei em outras postagens, em Boa Vista está sendo inaugurada uma das maiores plataformas de vidro de Santa Catarina. Ao seguir em direção à serra, você chegará à capital das Nascentes, carinhosamente chamada de “cidade de Alfredo Wagner”.

Estou preparando vários roteiros dentro dos limites da cidade, e um deles foi consagrado em 2016: a Lomba Alta, onde está a cachoeira do Poço Certo e um museu etnográfico com uma coleção espetacular de peças indígenas. Além disso, há os Soldados Sebol, Pedras Brancas, Morro Redondo e várias cachoeiras para explorar.

Ao estar em Alfredo Wagner, recomendo almoçar na praça ou no parque Salto das Águas, onde você poderá desfrutar de uma refeição deliciosa. Para retornar ao litoral norte ou ao Vale do Itajaí, sugiro utilizar a rodovia Santa Paulina, que liga Alfredo a Ituporanga e Rio do Sul. Ao chegar na BR 470, siga em direção a Blumenau e, consequentemente, chegará ao litoral.

Essa jornada proporcionará uma verdadeira volta ao passado e à geografia, onde você poderá aproveitar atividades como rafting, passeio de maria fumaça, visitar o engenho do Sr. Manfred, a ilha das Bromélias da minha amiga Sara e da Bisa. Se você quiser explorar ainda mais, passe por Timbó, seguindo por Pomerode, onde a história está viva.

Programem-se e venham conhecer tudo o que Santa Catarina tem a oferecer.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -