- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

O rio Itajai Açú e suas atrações

Quando fiz o voo de balão no Vale Europeu deu para ver bem como o rio Itajai Açú foi a via de acesso e também como foi complicado para os primeiros imigrantes estabelecerem-se na região.

O Rio Itajaí serpenteia todo o Vale, em Indaial e em Apiúna iniciam as corredeiras, os morros, as cachoeiras e os cânions que estão bem presentes em várias cidades, Alfredo Wagner é onde tem parte das nascentes que formam o rio Itajaí Açu.Do lado direito indo contra a corrente tem as nascentes que vem formando os rios Benedito, Rio dos Cedros e rio Hercílio lá em Ibirama, onde tem a ilha das Bromélias e o rafting, até chegar nessa região o rio borda várias cidades.

A estrada de ferro em Apiúna faz um passeio que te leva em duas viagens: uma nostálgica e outra sensorial, tudo com vista para o rio.

É praticando o rafting que se sente a força dessas águas que outrora foram a linhas de acesso para muitas cidades e hoje proporcionam muita emoção.

Falando em adrenalina, ali você pode voar também e cursar o rio na maior tirolesa urbana do Brasil, essa sensação de voar baixo e remar nos botes infláveis tem total segurança, vale a pena.

Uma das experiência que tem no Caminhos do Vale é almoçar em uma ilha, a maior ilha fluvial de Santa Catarina, o rio tem dezenas de pequenas ilhas e a ilha das Bromélias é marcante e merece uma visita, o lugar é mágico e o sabor da comida que a Bisa prepara é outra atração, somente vindo sentir essas experiencias para entender.Saindo de Itajaí, indo contra as corredeiras, tem Ilhota a capital da moda praia, Gaspar a cidade dos parques aquáticos que é a porta do Vale.

Blumenau é a cidade mais desenvolvida e a primeira a ser formada, o Rio foi palco da evolução da cidade da cerveja e das festas, são vários afluentes, o Garcia  é um dos maiores, sendo que suas águas nascem no início do parque das Nascentes onde tem as minas de pratas e um dos cemitérios mais antigos, essa região tem relatos de Russos e dos primeiros caçadores de minério.

Na região de Pomerode, Indaial, Timbó e Dr. Pedrinho a missão de desbravar foi dos moradores e artesãos,  jovens alemães cujo dia a dia era abrir as picadas e transformá-las em estradas e construir pontes em forma de casas que serviam de abrigo e também de almoxarifados, no Vale encontra-se algumas intactas verdadeiras obras de arte.

Nessa região o rio proporcionou através de pequenas usinas elétricas o progresso, tanto de Blumenau como também de Timbó e cidades vizinhas.

Dr. Pedrinho é o lugar mais fascinante, é onde as nascentes de vários afluentes formam lindas cachoeiras, como a Paulista, Nossa Sr. de Fátima, Véu de Noiva entre outras que encontram-se em propriedades particulares como a da Oma.

Esses lugares são imperdíveis.Se você está lendo essa publicação e quer conhecer o Vale e por onde correm as águas, o Recanto da Oma e a Ilha das Bromélias são imperdíveis, você tem que agendar esta viagem.

Em outra postagem mostrarei mais dos afluentes e suas atrações e também as emoções e o sucesso da Maria Fumaça.

- Publicidade -
Marcos Vinicios Pagelkopf
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -