- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
Marcos Vinicios Pagelkopf
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -

Sabores de Santa Catarina.

A gastronomia desempenha um papel fundamental nas experiências e faz parte das atrações em um passeio, é fator importante para ter resultado positivo em uma visita turística. Santa Catarina tem um rico cardápio gastronômico turístico, pois o Vale do Itajaí, com influência europeia e o litoral em conjunto com a serra formam esse menu de diversidade de sabores.

Em minha busca por novos roteiros, destaco os sabores com influência cultural. Meu amigo Isaque de Borba colabora nessas buscas que envolvem experiências deliciosas e marcantes, ele com um pé na praia e eu com o outro no Vale Europeu, se você gosta de comidas exóticas e conhecer lugares atraentes vai ai a dica de dois roteiros que envolvem gastronomia, cultura e histórias.

Para quem busca fazer um passeio aqui no litoral a sugestão é iniciar desde a divisa do estado conhecendo o litoral de Itapoá passando pela região da Vila da Glória, não deixando de visitar São Francisco do Sul, ali a história nos mostra nas construções como tudo começou. A fartura dos frutos do mar é marcante e forma uma gama de sabores, algumas com influência paranaense.

Seguindo em direção ao sul, a visita imperdível é na pequena vila de pescadores na cidade Balneario Barra do Sul, onde os peixes frescos e os frutos do mar ainda são vendido e apresentados estilo caiçara, e logo mais seguindo a BR 101, está a modernidade em Balneário Camboriú, e se você já está em Balneário Camboriú a dica é iniciar por Barra Do Sul e cruzar o canal do Linguado fazendo a travessia pela Baía da Babitonga até a Vila da Glória, não deixando de visitar o centro antigo de São Francisco do Sul.

O Outro roteiro é direcionado para quem busca o clima da serra e do Vale.

O próximo lançamento da nova obra do meu amigo Isaque, faz referência a uma história, que iniciou no Vale Europeu, a sugestão é conhecer nossas histórias, cultura e gastronomia aqui bem perto de Balneário Camboriú.

O enredo inicia-se em Rodeio e Apiúna, minha sugestão de passeio é seguir até Ibirama conhecer a ilha das Bromélias para almoçar um legítimo e impecável cardápio alemão feito pela minha amiga Sara e a Bisa, a história do lugar fica por conta da Sara. Conhecer a estação da Maria Fumaça e com sorte e programação fazer um passeio. Seguir até o moinho do sr Manfred que é um patrimônio cultural e histórico de Santa Catarina.

Em Rodeio tem vinícolas, uma ótima pedida para o inverno e na serra do Selim bem próximo ao moinho tem um alambique de Run, ali o sabor e o aroma são inesquecíveis.

Em seguida, a sugestão é seguir por Indaial e Blumenau pela estrada antiga e retornar a Balneário Camboriú, ou seguindo o mesmo caminho dos imigrantes da região de Baden na Alemanha para visitar Badenfurt e Pomerode que também é imperdível.

Santa Catarina é um show.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -