Uma das heranças que ainda está bem visível aqui em Santa Catarina, principalmente no Vale Europeu são os alimentos defumados. Eu comecei a gostar dessa história de defumados depois que visitei algumas propriedades rurais na região de Pomerode, Indaial e Timbó que tem a tradição viva com defumadores da época do Opa, transformei a parte de trás do rancho do barco aqui em casa em um ambiente para defumar.

A charcutaria foi usada como forma de manter e preservar os alimentos dos primeiros imigrantes aqui no Vale Europeu e hoje tem ganhado adeptos em todo Brasil.

A Rota da Linguiça e a Rota Enxaimel em Pomerode proporcionam essa experiência, inclusive a do Enxaimel foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages.
Fico feliz por estar em Santa Catarina e justo no palco onde meu Opa e minha Oma escolheram para viver quando chegaram ao Brasil.
A rota ganhou o selo que reconhece zonas rurais, onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

Para fazer o defumador usei uma lata de 18 litros, alguns blocos de concreto e madeira. O resultado de 9 horas de atividades inicia-se com a busca da madeira de árvores frutíferas, ervas que fazem parte dos temperos e a escolha do defumado, ali está o sabor da história.
Já fiz linguiças toscanas, que é mais fácil de preparar para iniciantes como eu, mas me arrisquei e fiz também bacon, peixes, camarão e costelinhas, essa ficou sensacional.
Agora se você quer sentir esses sabores venha conhecer Santa Catarina, o Vale europeu proporciona essas experiências.