Fui convidado para colaborar na formação do roteiro Caminho da Mata Atlântica, um projeto que abrange vários estados do Brasil. Essa ligação acompanha o eixo da serra do Mar, logo irei postar mais informações do traçado e sobre a história de onde surgiu e quem elaborou esse maravilhoso serviço.
Essa semana mostrei a dois amigos colaboradores das formações dos roteiros que promovo, onde iniciam algumas das trilhas aqui da região do litoral e onde estão as que levam nas nascentes do rio Camboriú para catalogá-las e incluí-las a esse novo projeto.
Também fomos nas ruínas do teatro Manoel Cruz em Tijucas e a praia agreste de Santa Luzia, Em Penha nas trilhas e nos belos mirantes, o da Ponta da Vigia a prefeitura construiu uma estrutura para dar segurança a quem busca belas imagens, ali tem um dos pôr do Sol mais belos da Costa Verde & Mar. Penha além das belezas naturais do seu relevo e da diversão que o parque Beto Carrero proporciona tem outro detalhe que chama a atenção: a gastronomia, o camarão é abundante, tem ostras e búzios praticamente o ano todo e os peixes são vendidos em quase todas as praias das cidades.
Os barquinhos na praia do Cascalho, na de São Miguel, são verdadeiros cartões postais, parecem tirados de filmes, uma vila de pescadores nativa, bem raíz, a pesca divide a economia com o turismo, são as fontes que fazem Penha prosperar.
Programem-se e venham conhecer as maravilhas da Mata Atlântica, um tesouro brasileiro aqui no nosso jardim.