- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
Marcos Vinicios Pagelkopf
Marcos Vinicios Pagelkopf
Trabalho com turismo desde 1985, já fui agente de viagens, promotor de vendas de atrativos turísticos, professor de curso de recepção municipal e de guia de turismo da Univali, consultor, palestrante e idealizador de ações como a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -

Uma experiência turística social que envolve mar e paladar

Para se preparar um delicioso peixe tem que seguir algumas regras e a fundamental, não importa qual o peixe do dia é, ele tem que ser fresco. O preparo tem um enredo que faz parte da experiência.

Preparei anchovas de várias maneiras:

Assada na telha ondulada sob uma folha da bananeira (essa telha foi feita “nas coxas” e tem mais de oitenta anos, uma relíquia que resgatei no interior de Camboriú), a escolha da madeira e a hora certa de colocá-la para assar também são muito importantes. 

Assada no forno com uma cama de rodelas de batatas bordadas com banana caturra com casca.

Para petiscar preparei postas fritas com as ovas, que separei na hora de consertá-las, grelhadas servidas com limão. 

O acompanhamento foi arroz, saladas e  farofa feita com algumas ostras que salvei na hora da degustação..

Servi também algumas ostras frescas, sempre ofereço uma rodada delas ao natural, vivas para sentir o verdadeiro sabor do mar. 

Essa rodada de peixes faz parte do passeio que apresentei a um casal, ela fotojornalista, ele engenheiro da construção civil. O sabor e a textura do peixe na telha com folha da bananeira deslumbra pelo fato de não ser encontrado facilmente em restaurantes tradicionais.

Os acompanhei por trilhas e lugares que o avô da minha esposa pescava “nas antigas” aqui em Balneário Camboriú, mostrei a eles o santuário das tartarugas, onde estão os búzios, mariscos, como é a pesca artesanal aqui na Capital do Turismo e por fim degustamos da rodada de Anchovas.

Eles gostaram tanto que querem repetir a experiência em companhia de um outro casal de amigos americanos que estão visitando Santa Catarina.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -