- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Academia de Letras de Balneário Camboriú celebra 21 anos e empossa novos acadêmicos e diretoria

A Academia de Letras de Balneário Camboriú realizou solenidade para celebrar seus 21 anos de existência, em evento ocorrido no Hotel Geranium, na sexta-feira (28), com apresentação da Camerata de Violões de Camboriú. 

O prefeito Fabrício Oliveira e o ex-prefeito Leonel Pavan marcaram presença na solenidade que também empossou a diretoria para 2023/2025, novamente presidida por Paulo Roberto Souza, e ainda dois novos acadêmicos, o poeta Vilton Santos e o escritor Eudes Moraes.

Ex-prefeito Leonel Pavan na solenidade (Divulgação/ALBC)

O presidente reeleito, Paulo Roberto Souza, disse em seu pronunciamento que está preparado para continuar os projetos iniciados na sua primeira gestão, entre eles, os projetos Meu Patrono, Varal Literário, Poesia na Praia, Oficina de Escritores Renomados.

- Publicidade -
Paulo Roberto e Tamara Kauffmann cortam o bolo dos 21 anos (Divulgação/ALBC)

“Também queremos oxigenar nossos eventos e as parcerias e cada vez mais trabalhar pela cultura de Balneário Camboriú”, disse. 

Novos acadêmicos

Os novos acadêmicos também agradeceram pelo momento especial. O poeta Vilton Santos, que é também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú disse que o momento foi a realização de um sonho que traz desde menino, quando conheceu ‘a magia do alfabeto’. 

“O garoto deslumbrado com as descobertas da vida foi crescendo, mas nunca mais parou de sonhar e compor. Virou escritor e poeta. Suas frases continuam se aglutinando e virando lindos textos, colunas e poemas. Suas mensagens brotam do fundo de sua alma. Expressam suas verdades, alegrias, aprendizados e leituras da vida. O menino continua habitando seu coração de poeta, que nesse momento está batendo descompassado de tanta alegria. A posse foi mais um momento incrível dessa minha jornada”, afirmou.

A nova diretoria, 2023/2025 (Divulgação/ALBC)

O escritor Eudes Moraes, que já era membro da Academia de Cultura de Curitiba, explicou que ‘está honrado’ em agora fazer parte da Academia de Letras de Balneário Camboriú, compartilhou momentos de sua vida, como o fato de que seus pais eram analfabetos e que o grande sonho era ver os filhos na escola ‘para terem uma vida melhor’. 

“Eles saíram da roça e foram morar em Londrina, no Paraná. Conseguiram emprego num colégio particular. Meu pai fazia a segurança noturna e minha mãe ajudava na limpeza da escola. Além do salário mínimo, eles ganharam bolsas de estudos para os filhos. Nessa escola, concluí os cursos básicos. O fundador do colégio, Zaqueu de Melo, de saudosa memória, foi um intelectual e tornou-se minha referência. Ele tinha estudado num seminário e me encaminhou para São Paulo, para que eu tivesse uma boa formação em teologia e filosofia. Depois do seminário, cursei Psicologia e Direito”, relembra.

Eudes destacou a importância da leitura e da escrita em sua vida, pontuando que defende que quem quer falar bem, quer saber escrever corretamente, ter conteúdo para sustentar uma boa conversa numa roda de amigos, deve ler livros. 

“Só fala e escreve com competência quem lê regularmente. Na medida em que você lê, se prestar atenção, enriquecerá o seu vocabulário, aprenderá pontuação, ortografia, concordância, além de apreender ideias e imagens. A leitura é um momento de individuação e um mergulho em mundos mágicos. A leitura é o mais completo de todos os exercícios intelectuais. Ela informa, transforma, liberta, emociona e humaniza”, acrescentou.

- Publicidade -

Saiba mais sobre os novos acadêmicos

Paulo Roberto com os novos acadêmicos Eudes(E) e Vilton (D) (Divulgação/ALBC)

Vilton Santos

Sou um sonhador, apaixonado pela vida e inspirado por pessoas. Componho desde os 14 anos de idade, e foi a partir de março de 2021 que resolvi iniciar meu projeto “Rimas e Versos da Alma”, com a criação de minhas páginas nas redes sociais, onde publico meu poemas, de forma escrita e em formato de videopoemas, com imagens, declamação e composição própria.

Com a missão de inspirar pessoas e impactar vidas através da poesia, o projeto foi crescendo e com isso ampliando as possibilidades de levar cada vez mais amor e esperança as pessoas.

Em setembro de 2022 iniciei meu programa mensal “Papo de Poeta” na TV Web Fala Litoral. Em novembro de 2022 estreei duas colunas no jornal Página3: “Poesia que Inspira” e “Liderança com Alma”. Esta última, também publicada na Revista Perfil, com circulação nacional.

Já no dia 21 de março de 2023, Dia Mundial da Poesia lancei o meu primeiro livro de poesias “Se Eu Morrer Amanhã”, no Teatro Municipal Bruno Nitz, de Balneário Camboriú, com a presença de 200 pessoas. Foi uma noite incrível e mágica, pois o lançamento de minha obra, com 60 poesias, fez parte de um grande Espetáculo, chamado “Anjos e Mulheres”.

Em junho deste mesmo ano, o “Papo de Poeta” saiu da web para ganhar espaço na tv aberta, com participação quinzenal no Programa Ver Mais da NDTV Record Itajaí. 

Meu próximo projeto já está sendo desenhado, o Concurso “Poesia nas Escolas”, com a intenção de promover a cultura e o gosto pela arte, desde o ensino fundamental, identificando talentos e despertando o dom da poesia nas crianças. 

E o que vem pela frente?

Mais inspirações de vida e muito mais poesia. Nunca tive dúvidas do poder transformador da poesia na sociedade. Ela alivia, inspira, motiva e emociona. Entre meus versos me encontro e reencontro meu propósito de vida. 

Talvez, eu nunca saberei com precisão, qual será o impacto de meus poemas na vida das pessoas, mas, certamente continuarei deixando um pouco de minha essência em cada composição, porque inspirar pessoas é o que me move.

Eudes Moraes

Eudes Moraes é paulista, reside em Balneário Camboriú, escreve romances, poemas, crônicas e contos. É professor de Psicologia, de Literatura, e artista plástico.

Tem várias obras publicadas: Multiverso (2011) – Poemas; No Divã com Deus (2012) – Ensaio crítico; Enigmas da Paixão (2018) – Romance, além de outras publicações, entre elas, livros prefaciados e artigos publicados.

Tem quatro livros no Prelo: O Baile das tentações (de 2019 a 2023) – Romance; Laços de sangue (2023) – Romance; Nas dobras do infinito (2021 a 2023) – Poemas e Momentos mágicos – (2020 a 2023) – Contos e causos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -