A música “Marte”, da cantora Ruca Souza, de Itajaí, se tornou tema do longa-metragem de animação nacional “Mundo Proibido”. A canção, que fala sobre libertação e viagens espaciais, casou perfeitamente com o filme, um sci-fi brasileiro de descobertas e aventuras.
O filme, que ganhou o prêmio de melhor longa-metragem no ANIMA – Córdoba International Animation Festival, também recebeu o prêmio de público de melhor longa no Cinefantasy e a menção honrosa de melhor longa-metragem, entrou em cartaz nesta quinta-feira (27).
No longa, o viajante aventureiro Fujiwara Manchester e sua namorada, Lydia, partem para uma jornada intergaláctica em busca de um tesouro perdido que pode deixá-los ricos. Com produção da Um Filmes e Buba Filmes, “Mundo Proibido” tem direção de Alê Camargo e Camila Carrosine e produção executiva de Arnaldo Galvão.
O filme “Mundo Proibido” conta com a participação do designer de animação digital e consultor Andrew Probert, criador da espaçonave Enterprise do longa “Star Trek: The Next Generation” e da máquina do tempo DeLorean, da saga “De Volta para o Futuro”. A produção também contou com outro design internacional, o argentino Alejandro Burdisio, que desenhou os trens carnívoros.
Um conto que foi pra TV e depois virou filme
Criado por Alê Camargo na adolescência, o personagem Fujiwara Manchester estreou no conto “Vamos Dançar”, publicado na edição 55 (janeiro/fevereiro de 1992) do fanzine Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica.
O personagem deu origem à série animada brasileira “As Aventuras de Fujiwara Manchester”, com uma temporada exibida pela TV Cultura e TV Brasil.
O conto, que tratava de uma aventura num planeta distante habitado por trens carnívoros, serviu de base e inspiração para o roteiro de “Mundo Proibido”, que começou a ser produzido em 2018 e tinha previsão de estar pronto dois anos depois.
A pandemia atrasou todo o processo de realização e, em 2022, o filme estreou no Festival Internacional de Animação de Annecy, dando início à carreira em festivais, onde foi premiado como Melhor Longa-metragem no Anima Córdoba International Animation Festival e no Cinefantasy International Fantasy Film Festival.
Ruca Souza e as ‘viagens extraplanetárias’

A cantora Ruca Souza (www.instagram.com/rucasouza) é também guitarrista e compositora com 20 anos de carreira, sendo destaque no cenário rock independente do Sul do Brasil.
A artista utiliza a música e a poesia como canal de expressão autêntico para trazer ao mundo sentimentos, sensações, olhares e indagações sobre a vida e o existir. Ela conta que, para ela, compor é mesmo como sair de onde está e ficar suspensa no espaço.
“Captando as palavras e sons que estão no ar. Acho que deixei passar essa sensação em ‘Marte’, e também a busca por aventura e ir além”, comenta.
Ela explica que foi uma surpresa quando seu selo musical entrou em contato para licenciar a música “Marte” para o filme “Mundo Proibido”.
“E o que me surpreendeu mais é que também foi licenciada ‘Mars’, a versão em inglês que gravei para o lançamento do meu disco em Liverpool, na Inglaterra, o que mostra a abrangência internacional de nosso sci-fi brasileiro”, acrescenta.
Seu primeiro disco solo, “Marte”, foi lançado internacionalmente no “The Cavern Club”, clube de Liverpool, Inglaterra, conhecido por ter lançado The Beatles e por ser o clube mais famoso do mundo. O disco foi prensado em CD e Vinil. Além disso, a artista já lançou outros 2 discos solo e 6 discos com sua banda Café Brasilis.
Em âmbito nacional, o disco “Marte” esteve entre os 100 Melhores Discos da Música Brasileira, em 2014. Além disso, ainda rendeu duas indicações consecutivas ao Prêmio da Música Catarinense, como Artista Revelação (2014) e Melhor Artista Solo (2015). Em 2015, foi uma das atrações principais do prêmio, que ocorreu em Florianópolis/SC.
É possível assistir o teaser do filme com a música “Marte” neste link (https://www.youtube.com/watch?v=GTJr-Z5EGH4).