- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cultura e acessibilidade serão discutidas em cinco lives em março e abril em Itajaí

Projeto objetiva qualificar o debate sobre o tema com participação de pessoas com deficiência, artistas e profissionais da educação especial

Cinco lives vão abordar a temática cultura e acessibilidade durante os meses de março e abril em Itajaí. Os eventos ocorrem nos dias 4, 11, 18 e 25 de março, e 8 de abril (segundas-feiras), sempre às 20h, no canal youtube.com/@inclusaoculturalpodcast e no Instagram @inclusaoculturalpodcast. As ações integram o projeto Inclusão Cultural – Eu Também Tô Nessa!, que tem como objetivo qualificar o debate sobre o assunto e trazer novas perspectivas.

A iniciativa contará com a participação de pessoas com deficiências diversas, artistas pesquisadores de inovações em produtos culturais inclusivos, profissionais da cultura que trabalham com acessibilidade e profissionais da educação especial. As lives terão uma hora de duração e serão mediadas por Ana Clara Marques, proponente do projeto e coordenadora do programa Inclusão Cultural – Eu Também Tô Nessa!, que realiza múltiplas ações culturais de acessibilidade. Haverá certificado de participação, emitido pelo Instituto Porto Cênico, para aqueles que se cadastrarem neste link (https://forms.gle/5nUPszRqVsQEWdbw9) e interagirem durante as lives.

A intenção do projeto é abordar a discussão sobre inclusão cultural e acessibilidade e proporcionar formação em nível introdutório aos participantes. Os convidados compartilharão experiências sobre a criação de produtos culturais inclusivos, o acesso às ações de inclusão cultural e cidadania e também em relação à circulação de projetos com ampla acessibilidade. Além disso, as lives irão abordar a articulação de público com diversas deficiências para projetos culturais e a atuação de profissionais que trabalham diariamente no desenvolvimento e promoção de cidadania para pessoas com deficiência.

- Publicidade -

“A vivência transforma e queremos trazer depoimentos de pessoas que se transformaram ao incluir cultura no seu trabalho de inclusão e ao pautar a inclusão e a acessibilidade em seu trabalho cultural. Pessoas que se entenderam como cidadãos com direito à fruição cultural”, destaca Ana Clara Marques, proponente do projeto e mediadora das lives.

O projeto Inclusão Cultural – Eu Também Tô Nessa! é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo. 

A produção é da ACM Produções. Mais informações em @inclusaoculturalpodcast.

Leonardo Fagundes (Divulgação)

Programação 

  • 04/03/24 – Música, Libras e acessibilidade
    • Convidados: Alexsandra Vitorino (intérprete de libras para projetos culturais e representante da ABRASSATIL e assessora de inclusão ao mercado de trabalho) e Leonardo Fagundes (surdo)
  • 11/03/24 – Arte Pra Cego Ver – Inclusão e Acessibilidade nas artes visuais
    • Convidados: Karin Buba (artista visual), Renato Tenca (consultor e palestrante cego) e Carla Pimentel de Azevedo (audiodescritora)
  • 18/03/24 – Cultura na integração social e econômica da pessoa com Síndrome de Down
    • Convidados: Carlize Dias (PCD e gestora do programa Capacit – Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mundo do Trabalho, da APAE)
  • 25/03/24 – Autismo e expressão artística
    • Convidados: Letícia Bretze Westphal (Coordenadora da AMA Itajaí), Rodrigo Gudin Paiva (músico e professor de música para o desenvolvimento de autistas)
    • 08/04/24 – Arte Pra Cego Ver – Inclusão e Acessibilidade nas artes visuais
    • Convidados: Karin Buba (artista visual) e Renato Tenca (consultor e palestrante cego)

fonte: MK Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -