- Publicidade -
- Publicidade -
15.2 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 10:48

Fundação Cultural de Balneário Camboriú abre espaço para artesãos venderem seus produtos na Casa Linhares

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em breve, a Casa Linhares, que fica ao lado da Praça do Pescador, no centro histórico do Bairro da Barra, irá abrir como um ponto para artesãos de Balneário Camboriú e região que queiram vender seus produtos, desde que sejam produção autoral e com identidade cultural, via edital de ocupação que vale para toda a região da AMFRI. 

(Divulgação/FCBC)

O ‘projeto piloto’ aconteceu durante a Festa do Bom Sucesso, realizada no último final de semana, e foi aprovado pelos participantes.

Artesãos que fazem a gestão do espaço e da venda

A diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins, explica que ela e a presidente da FCBC, Denize Leite, conheceram um modelo de edital de ocupação que é realizado em Brasília, e resolveram fazer um piloto em Balneário, durante a Festa do Bom Sucesso, na Casa Linhares. 

“Fizemos um edital de ocupação para artesãos com produção autoral e com identidade cultural. Neste modelo, são os próprios artesãos que fazem a gestão do espaço e da venda. Também criamos uma pasta especial na feira online no site da Fundação (https://culturabc.com.br/feira-online)”, diz.

Casa abrirá aos finais de semana e com rodízios

Lilian disse que o projeto piloto foi aprovado e que a Casa Linhares já deve abrir como ponto de venda para os artesãos em breve – aos finais de semana. 

- Continue lendo após o anúncio -

Serão feitos rodízios entre os feirantes e a subprefeitura do Bairro da Barra também conseguirá disponibilizar dois servidores para auxiliar. 

“Estamos muito felizes porque a Casa Linhares é uma jóia no centro histórico, é muito icônica. Assim como na Festa do Bom Sucesso, os artesãos que vão fazer a venda dos produtos diretamente. Afinal, não há ninguém melhor do que eles para explicar e contar a história do produto. Em breve um novo edital será divulgado; a ideia é abrir edital a cada três meses para ter rodízios e incentivar que os artesãos desenvolvam produtos com a identidade cultural da cidade”, acrescenta.

O que dizem artesãs que participaram

“Cooperação e apoio”

A artesã Barb Nunes (Divulgação/FCBC)

Barb Nunes mora em Balneário há quatro anos e desde então desenvolve lembranças da cidade com um toque de arte. Ela conta que a proposta da Fundação Cultural de utilizar a Casa Linhares para o fomento ao artesanato local a deixou muito entusiasmada. 

“Essa primeira experiência na Festa do Bom Sucesso foi muito importante. Serviu para termos uma noção do que pretendemos e precisamos para colocar em prática o projeto de uma loja de artesanato com identidade cultural. O grupo de artesãos que participou da festa, estão alinhadas com a ideia. O clima foi de muita cooperação e apoio, tanto dos participantes quanto da equipe da cultura, que nos deu liberdade para gerenciarmos o espaço durante o evento”, afirma.

A artesã aproveita para opinar que a Praça do Pescador, a Casa Linhares e a Capela Santo Amaro são importantes referências históricas, pois representam o início da formação da cidade. 

- Continue lendo após o anúncio -

“São locais que precisam ser valorizados e mais divulgados pelos órgãos públicos. Esperamos também apoio da Secretaria do Turismo, trabalhando junto com a Cultura para promoverem esse novo espaço na Casa Linhares. Cultura atrai turistas e o artesanato que o turista leva para as suas cidades ajudam a divulgar o local”, pontua.

“Futuro promissor”

Silvana Wisbecker integra o coletivo Sambaquis, junto com as amigas Dilene, Eva e Solange, e afirma que está muito feliz pela oportunidade de divulgar a arte que desenvolvem na Casa Linhares. 

“A Lilian nos deu esta oportunidade e a Casa Linhares é o nosso lar. Depois de muitos anos e muitos governos, agora enfim temos a chance de retornar com nossa arte para a Casa. É um sonho que sempre tivemos, já faz 20 anos! Tomara que agora se realize. Durante a Festa foi muito bom, todos os artesãos em sincronia, torcendo para este futuro promissor”, comenta.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas