- Publicidade -
- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Fundação Cultural de Balneário Camboriú abre espaço para artesãos venderem seus produtos na Casa Linhares

Em breve, a Casa Linhares, que fica ao lado da Praça do Pescador, no centro histórico do Bairro da Barra, irá abrir como um ponto para artesãos de Balneário Camboriú e região que queiram vender seus produtos, desde que sejam produção autoral e com identidade cultural, via edital de ocupação que vale para toda a região da AMFRI. 

(Divulgação/FCBC)

O ‘projeto piloto’ aconteceu durante a Festa do Bom Sucesso, realizada no último final de semana, e foi aprovado pelos participantes.

Artesãos que fazem a gestão do espaço e da venda

- Publicidade -

A diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins, explica que ela e a presidente da FCBC, Denize Leite, conheceram um modelo de edital de ocupação que é realizado em Brasília, e resolveram fazer um piloto em Balneário, durante a Festa do Bom Sucesso, na Casa Linhares. 

“Fizemos um edital de ocupação para artesãos com produção autoral e com identidade cultural. Neste modelo, são os próprios artesãos que fazem a gestão do espaço e da venda. Também criamos uma pasta especial na feira online no site da Fundação (https://culturabc.com.br/feira-online)”, diz.

Casa abrirá aos finais de semana e com rodízios

Lilian disse que o projeto piloto foi aprovado e que a Casa Linhares já deve abrir como ponto de venda para os artesãos em breve – aos finais de semana. 

Serão feitos rodízios entre os feirantes e a subprefeitura do Bairro da Barra também conseguirá disponibilizar dois servidores para auxiliar. 

- Publicidade -

“Estamos muito felizes porque a Casa Linhares é uma jóia no centro histórico, é muito icônica. Assim como na Festa do Bom Sucesso, os artesãos que vão fazer a venda dos produtos diretamente. Afinal, não há ninguém melhor do que eles para explicar e contar a história do produto. Em breve um novo edital será divulgado; a ideia é abrir edital a cada três meses para ter rodízios e incentivar que os artesãos desenvolvam produtos com a identidade cultural da cidade”, acrescenta.

O que dizem artesãs que participaram

“Cooperação e apoio”

A artesã Barb Nunes (Divulgação/FCBC)

Barb Nunes mora em Balneário há quatro anos e desde então desenvolve lembranças da cidade com um toque de arte. Ela conta que a proposta da Fundação Cultural de utilizar a Casa Linhares para o fomento ao artesanato local a deixou muito entusiasmada. 

“Essa primeira experiência na Festa do Bom Sucesso foi muito importante. Serviu para termos uma noção do que pretendemos e precisamos para colocar em prática o projeto de uma loja de artesanato com identidade cultural. O grupo de artesãos que participou da festa, estão alinhadas com a ideia. O clima foi de muita cooperação e apoio, tanto dos participantes quanto da equipe da cultura, que nos deu liberdade para gerenciarmos o espaço durante o evento”, afirma.

- Publicidade -

A artesã aproveita para opinar que a Praça do Pescador, a Casa Linhares e a Capela Santo Amaro são importantes referências históricas, pois representam o início da formação da cidade. 

“São locais que precisam ser valorizados e mais divulgados pelos órgãos públicos. Esperamos também apoio da Secretaria do Turismo, trabalhando junto com a Cultura para promoverem esse novo espaço na Casa Linhares. Cultura atrai turistas e o artesanato que o turista leva para as suas cidades ajudam a divulgar o local”, pontua.

“Futuro promissor”

Silvana Wisbecker integra o coletivo Sambaquis, junto com as amigas Dilene, Eva e Solange, e afirma que está muito feliz pela oportunidade de divulgar a arte que desenvolvem na Casa Linhares. 

“A Lilian nos deu esta oportunidade e a Casa Linhares é o nosso lar. Depois de muitos anos e muitos governos, agora enfim temos a chance de retornar com nossa arte para a Casa. É um sonho que sempre tivemos, já faz 20 anos! Tomara que agora se realize. Durante a Festa foi muito bom, todos os artesãos em sincronia, torcendo para este futuro promissor”, comenta.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -