- Publicidade -
18 C
Balneário Camboriú

Jornalista e produtora cultural itajaiense lança seu primeiro livro para a infância

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O livro ‘A menina do joelho quebrado’ será lançado no canal do YouTube da Editora Traços e Capturas, na próxima quarta-feira (10), às 19h. A obra foi produzida por mulheres itajaienses, mães e empreendedoras. De autoria da jornalista e produtora cultural Camila Gonçalves, o livro tem ilustração da artista Ana Neves e tem revisão da bibliotecária Édina Calegaro. É um lançamento duplo da autora e da ilustradora no universo infantil por meio da literatura. A editoração ficou por conta da Editora Traços & Capturas.

Destinada a crianças de todas as idades, a obra conta a história de uma menina que se vê diante de alguns limites ao quebrar o seu joelho. A partir daí, ela começa a explorar outros caminhos, aceitar seus limites, descobrir formas de brincar e fazer suas atividades do dia a dia. A história tem semelhança com a situação vivenciada pelas pessoas durante a pandemia, até porque foi criada quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou que as pessoas ficassem em casa, o que desencadeou mudanças de rotina, com novas possibilidades e desafios.

“Quando minha filha nasceu, nasceu também uma mãe, uma contadora e criadora de histórias. A maternidade me mostrou o quanto é fundamental estudar muito sobre ser mãe para proporcionar uma criação libertadora, leve e transformadora. E a leitura, assim como para nós adultos, é também para as crianças um elemento fundamental que auxilia muito nesta construção de saberes. Desejo que muitas crianças tenham acesso ao livro, mas, principalmente, que tenham seus cuidadores, pais ou mães por perto para contarem essa e tantas outras histórias. Além disso, que outras mães empreendedoras se sintam abraçadas e encorajadas a lançarem seus projetos”, completa Camila Gonçalves.

A obra está em pré-venda pela Editora Traços e Capturas, pelo valor de R$30,00 (frete incluso). Após o lançamento o valor de capa será R$ 35,00. Uma parte dos livros desta primeira edição será doada para crianças e bebês internados no Hospital Infantil Pequeno Anjo e nascidos na Maternidade Marieta. 

- Publicidade -

O livro foi aprovado pelo edital Meu Primeiro Livro nº 007/2020, Lei nº 4558, 09 de maio de 2006, da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí. Conta com apoio da Ciranda Criativa – Brinquedos educativos e pedagógicos, e produção da Prosa Cultural e Editora Traços & Capturas.

Incentivo à leitura

O edital Meu Primeiro Livro objetiva oportunizar a publicação de obras feitas por autores de Itajaí, incentivar a produção literária no município e promover circulação de materiais culturais e a discussão de políticas públicas culturais para a cidade. No caso do livro ‘A menina do joelho quebrado’, estima-se que, no mínimo, 100 crianças receberão a obra gratuitamente. A disseminação de livros também é um incentivo à leitura, hábito que deve ser inserido desde os primeiros anos da criança, tanto em casa, quanto na escola.

Sobre a autora

Camila Gonçalves nasceu em 1989, mora em Itajaí, cresceu bem perto do mato e do barro no bairro Itaipava. É jornalista e produtora cultural. Mãe da Luísa e apaixonada pela arte. A maternidade a inspirou a olhar para a infância de maneira mais afetuosa e revolucionária. Esse é o seu primeiro livro publicado para a infância.

Sobre a ilustradora

- Publicidade -

Ana Neves cresceu em Itajaí e desde criança o desenho é uma forma de conexão com as pessoas e expressão no mundo. Também é seu primeiro trabalho de ilustração em livro. É arquiteta há seis anos e mergulhou no mundo das artes como profissão há quatro, mas se considera uma tradutora de emoções.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -