- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Livro patrocinado pela LIC de Balneário Camboriú estará na Feira de Bolonha em abril

A Senhora da Casa Azul” foi lançado em novembro de 2023

Lançado há apenas três meses com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC 2023) de Balneário Camboriú, o livro “A Senhora da Casa Azul” será uma das obras brasileiras expostas na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair), na Itália. A feira, considerada a principal do mundo de negócios do livro infantil e juvenil, ocorre de 8 a 11 de abril de 2024.

Escrita por Everson Bertucci e ilustrada por Juão Vaz, a obra aborda o machismo estrutural e trata também sobre velhice, questionando se ela é uma fase de acomodação ou uma etapa da vida em que é possível fazer novas escolhas. Georgina e o bisneto Nico são os protagonistas (saiba mais na sinopse). “A Senhora da Casa Azul”, da Editora Peirópolis, estará no estande coletivo do Instituto Emília (Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua na produção de conteúdos gratuitos, na formação de leitores e na promoção do livro e da leitura).

Não é a primeira vez que uma obra de Everson e Juão vai a Bolonha. Em março de 2023, a publicação “Mesma Nova História”, deles e em parceria com Mafuane Oliveira, também patrocinada pela LIC, representou Balneário Camboriú na feira. Além disso, “Mesma Nova História” disputou o Jabuti, referência entre os prêmios literários do Brasil, ficando entre os cinco finalistas na categoria “Infantil” em novembro de 2022.

- Publicidade -

Como no ano passado, o autor e o ilustrador não irão a Bolonha, mas acompanharão de longe os resultados da feira.

“É uma forma de apresentar o livro para o mercado internacional. Eu e o Juão ficamos muito lisonjeados com essa seleção e empolgados com a caminhada do livro que acabou de ser lançado”, comenta Everson, que é professor de Arte da rede municipal de Balneário Camboriú.

“A Senhora da Casa Azul” teve mil exemplares entregues gratuitamente via LIC. O público poderá ter acesso à obra (mediante empréstimo) na Biblioteca Municipal Machado de Assis e no Sesc.

Sinopse do livro

O que parecia ser a simples construção de uma casa na árvore para o menino Nico, no sítio dos bisavós, torna-se um elo capaz de promover muitos questionamentos em Georgina, uma senhora que passou toda a vida cuidando da numerosa família. As conversas com o bisneto funcionam como gatilho para que ela repense sua trajetória ao se dar conta de que foi uma mulher que nunca teve consciência de suas próprias escolhas e desejos. É pela interlocução com uma criança que ela começa a perceber o machismo estrutural no qual sua vida esteve imersa. Será que ainda há tempo para mudanças? Ou será mais cômodo deixar tudo como sempre esteve?

Sobre a feira

A Feira do Livro Infantil de Bolonha reúne editores, agentes literários, autores e ilustradores de todo o mundo para exporem suas obras. É considerado um importante momento para os escritores, pois o evento é como se fosse um grande palco. A feira está na 61ª edição.

Sobre a LIC

A Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) existe há 11 anos e objetiva democratizar a aplicação de recursos públicos na área da cultura, além de fomentar a produção, a circulação, a formação, a preservação e a difusão de projetos artístico-culturais no município. Anualmente, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança um edital abrindo inscrições para a LIC. O primeiro edital foi lançado em agosto de 2013.

Informações: Fundação Cultural de Balneário Camboriú (47) 3267-7011

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -