A “Mostra de Jazz Manouche Itajaí”, que acontece pela primeira vez on-line, começa nesta quinta-feira (22) e traz atrações musicais e apresentações de artistas visuais até domingo (25). A Mostra de Jazz Manouche, realizada por Márcio Fulber e a Casa Mágika, será transmitida ao vivo no Youtube, Facebook e Instagram do evento.
Durante quatro dias, a Mostra de Jazz Manouche traz nove atrações de quatro estados brasileiros. Dentre eles, estão os artistas visuais Hyndira Borba, Carolina Abreu e Victor Lark, que exibirão um time-lapse da criação de uma obra e sua publicação no evento. E também cinco atrações musicais, com o Londrina Hot Club, Manouche Manolo, Mauro Albert, Ozéias Rodrigues Gypsy Trio e Bina Coquet Quarteto.
“Estamos animados com essa primeira edição do evento na cidade em formato virtual. Esperamos incentivar o estudo musical e trazer ao grande público diferentes referência musicais e étnicas”, afirmou Márcio Fulber, produtor geral do evento.
O evento
O movimento que originou o evento existe desde 2016, quando artistas começaram a se organizar para fazer encontros culturais. Em Itajaí, a Casa Mágika fazia feiras artísticas e festejos ciganos, e no Sul, o grupo Manouche Manolo fazia clubes de jazz e encontros de estudos musicais.
Num intercâmbio artístico o clube de jazz foi trazido a Itajaí no final de 2019, já programando uma Mostra para 2020 porém desde a pandemia não pôde mais acontecer presencialmente, ficando para 2021, que ainda está em emergência sanitária, trazendo essa primeira edição na cidade para o mundo virtual.
“A participação de artistas de outros estados e lugares sempre acrescenta nos eventos, pois traz outras referências musicais de suas regiões e trocam esse conhecimento musical com artistas locais”, acrescentou, Márcio.
Atualmente, o evento conta com a participação de músicos de quatro estados, como Londrina Hot Clube (PR), Bina Coquet (SP) e Manouche Manolo (RS/SC).
Jazz Manouche
O Jazz Manouche é uma linguagem musical derivada da mistura entre o Jazz americano e a música dos ciganos que viviam na França no início dos anos 30. Essa influência trouxe também destaque ao violão e o violino como instrumentos solistas dentro do Jazz. O estilo pode também ser chamado de Gypsy Jazz ou Jazz Cigano.
A Mostra de Jazz Manouche Itajaí é realizada através do Edital da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e do Município de Itajaí com patrocínio da TrustGroup e TagLog. O evento é realizado por Márcio Fulber e Casa Mágika com o apoio do Instituto Sorrir, da Rádio Univali e da 3Galeria.
Programação
Quinta – 22 de abril
19h – Pintura: Hyndira Borba (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Londrina Hot Club
Sexta – 23 de abril
19h – Pintura: Lark (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Manouche Manolo
21h – Apresentação Musical: Mauro Albert
Sábado – 24 de abril
19h – Pintura: Carolina Abreu (time lapse + publicação da obra desenvolvida)
20h – Apresentação Musical: Ozéias Rodrigues Gypsy Trio
21h – Apresentação Musical: Bina Coquet Quarteto
Domingo – 25 de abril
19h – Exposição Online: 3Galeria + Artistas Convidadxs
Carolina Abreu, Hyndira Borba e Victor Lark
Acompanhe nas redes sociais:
youtube.com/mostrajazzmanoucheitajai
facebook.com/mostrajazzmanoucheitajai
instragram.com/mostrajazzmanoucheitajai
Fonte: Carolina Copello | Assessoria de Imprensa