O projeto ‘Fio Rebelde’, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, terá o seu primeiro encontro neste sábado (5), no Beco do Brooklyn, em Balneário Camboriú.
‘Fio’ tem como objetivo estudar o cabelo como potência poética, material e coreográfica.
A organizadora do projeto, que é gratuito e aberto ao público, é a bailarina e professora Caroline Calcaterra. Ela pretende reunir pessoas a fim de desenvolver uma análise sobre cabelos a partir da dança e conversa.
O primeiro de cinco encontros projetados será neste sábado (5), às 20h, no Beco do Brooklyn, ponto cultural que fica no centro de Balneário Camboriú.
Caroline explica que o cabelo, além da função biológica de proteger o couro cabeludo e atuar como isolante térmico, representa atribuições simbólicas de cada indivíduo durante sua vida.
Foi a partir dessa ideia, que ‘Fio Rebelde’ nasceu, com objetivo de investigar o cabelo além da sua capacidade estética.
“A proposta é trazer reflexões através da biodiversidade humana, alinhando as diferenças como uma dádiva e não como uma hostilidade. Além de promover a arte, desmistificando conceitos enraizados na sociedade atual. Junto a isso, o projeto espera incentivar a reflexão sobre questões relativas ao cabelo, resultando numa reconstrução sobre como os fios são vistos e julgados”, diz.
O projeto contará também com a participação de cinco bailarinos-colaboradores. Todos os encontros, perspectivas e acontecimentos serão registrados – Caroline pretende desenvolver um futuro documentário.
Em finalização, o projeto irá realizar uma exposição fotográfica, reunindo todo o material dos encontros.