A cultura e a economia criativa no Brasil representam mais de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) e empregam mais de 7,4 milhões de trabalhadores. Dados do Observatório Itaú Cultural lançados em abril de 2023 mostram que, apenas em 2022, o setor gerou cerca de 308,7 mil novos postos de trabalho e seu PIB foi maior que o da indústria automobilística. Ainda assim, há uma ideia reproduzida há gerações de que arte não é trabalho. Para desmistificar esse preconceito e fomentar ainda mais a profissionalização dos agentes culturais, estreia no dia 1º de agosto Cultura em Formação, uma websérie apresentada por Bárbara Damásio com a participação de Elaine Calove.
O projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí 2021, com apoio do Instituto Sorrir.

“É um espaço de diálogo sobre as políticas públicas culturais e o fazer cultural em suas diversas dimensões. O acesso à cultura é um direito constitucional e vamos conversar bastante a respeito disso com diversos convidados, pessoas com muita sensibilidade e experiência nesta área”, explica Bárbara, que além de cantora é mestranda em Políticas Públicas.
A gravação dos episódios foi nos estúdios Café Maestro, em Itajaí.
“Quando pensamos em um projeto cultural temos que considerar toda a cadeia produtiva que ele envolve, então essa websérie é para pessoas interessadas no setor, especialmente neste momento de retomada que vivemos no país, com a volta do Ministério. Temos a Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, e a gente vai falar sobre os mecanismos para ter acesso a essas políticas públicas”, frisa Bárbara.
Em 10 capítulos de 30 minutos cada, a websérie aborda ainda temas como: direitos autorais, produção independente, leis de incentivo e editais e o trabalho da mulher na produção cultural.
Especialista em Gestão Cultural, formada em Produção Executiva para TV e Cinema, tradutora e musicista e atualmente diretora e produtora cultural na Eniale Produções e Consultoria, Elaine Calove participa como comentarista de todos os episódios. Conselheira da Cinemateca Catarinense e colaboradora da Comissão de Artes e Cultura da OAB-SC e membro da Diretoria do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine), Elaine produziu e gerenciou mais de 30 projetos em âmbito municipal, estadual e federal na última década e enriqueceu os debates.
“Esta série foi pensada para quem está começando e quer se profissionalizar na área da Cultura. Apresentamos conceitos básicos do que é política pública, o que são e como funcionam sistemas de cultura, fundações, fomentos, direitos autorais, mercado independente, etc. Queremos que as pessoas entendam que trabalhar com Cultura requer estudo, especialização e dedicação como qualquer outra área e que a ideia de que ‘artista não trabalha’ é só uma mentira disseminada a partir de pensamentos retrógrados para menosprezar um setor importante da economia do país e que tem um papel vital no dia-a-dia das pessoas.”
O primeiro episódio da websérie e podcast Cultura em Formação estreia dia 1º de agosto, no canal oficial Café Maestro Produções no YouTube. Os episódios seguintes serão liberados diariamente e também estarão disponíveis em formato de podcast nas principais plataformas de streaming.
texto: Adelaine Zandonai