- Publicidade -
- Publicidade -
23.3 C
Balneário Camboriú

Senado aprova projeto que estende até 2029 incentivos fiscais para semicondutores

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Idoso foi roubado no Centro de Balneário Camboriú; assista ao vídeo

Na manhã desta quarta-feira (7), um idoso de 77 anos foi atacado por um ladrão que roubou uma corrente...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) um projeto de lei que prorroga até 2029 incentivos fiscais para os setores de semicondutores e de tecnologia da informação e comunicação.

Os benefícios podem seguir em vigor até 2073, caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias dispense a vigência máxima de cinco anos dos incentivos previstos na proposta.

O projeto ainda cria o Programa Brasil Semicondutores, cujo foco será criar novos incentivos para o avanço tecnológico para produção e aplicação de componentes semicondutores.

Um conselho gestor, que será regulamentado em até seis meses, vai definir regras para futuros financiamentos para o setor. O grupo terá representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

A proposta foi aprovada pelo Senado em votação simbólica, sem registro de como cada senador votou. O texto, na prática, prorroga uma série de incentivos fiscais já estabelecidos em leis em vigor desde 1991.

- Continue lendo após o anúncio -

Uma das frentes são os benefícios concedidos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores.

O projeto permite a criação de linhas de crédito ou de garantia para financiamento no setor -sem cobrança do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras)- para iniciativas relacionadas a infraestrutura, automação, pesquisa e desenvolvimento do setor.

São prorrogadas também a isenção para PIS/Cofins, PIS/Cofins Importação e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de aparelhos e equipamentos usados na produção de tecnologias.

O texto também isenta o setor do pagamento do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante.

As empresas do setor ainda podem solicitar isenção do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) incidente sobre as partes tributáveis aferidas em virtude dos serviços prestados.

- Continue lendo após o anúncio -

Na prática, uma empresa que presta serviço de tecnologia da informação e comunicações pode pedir a isenção do Imposto de Renda e CSLL sobre o pagamento de desenvolvimento de softwares usados na produção de semicondutores.

A política de incentivos e isenções terá de ser reavaliada a cada cinco anos. Qualquer mudança terá prazo de 24 meses para adaptação das empresas do setor.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas