- Publicidade -
- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

APAE de Balneário Camboriú realiza oficinas de preparação para terceira edição do Histórias Especiais

Série de oficinas envolvendo processos criativos, criação e contação de histórias dão origem às crônicas que compõem publicação produzida pelos alunos da entidade

Oficinas preparatórias para a produção da terceira edição do livro Histórias Especiais, que reunirá obras literárias e ilustrações produzidas por alunos artistas da APAE de Balneário Camboriú, estão acontecendo neste mês de maio, na instituoção. O projeto proporciona visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência na construção de narrativas a partir das suas vivências e perspectivas.

A primeira atividade foi a apresentação do projeto e uma contação de histórias, para ambientação dos estudantes à proposta, ministrada pela multiartista Bell Bandeira, seguida da oficina de processos criativos para narrativas, sob responsabilidade da escritora, atriz e produtora Lieza Neves. Até o fim do mês, os estudantes da entidade ainda participarão de uma oficina de criação literária e narração de histórias, também ministrada por Bell Bandeira, e de percussão criativa para trilha sonora e sonoplastia, apresentada pelo coordenador e diretor artístico do projeto, o produtor e multi artista Luciano Candemil.

(Foto Luciano Candemil)

Todas essas atividades têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos em transmitir as suas próprias narrativas, a partir das suas experiências. No decorrer do projeto, as histórias criadas por eles são aprimoradas, ilustradas também por estudantes da entidade e resultam em uma obra literária singular e extremamente representativa.

- Publicidade -

Candemil destaca a evolução do engajamento dos alunos com o projeto, já em sua terceira edição. 

“Esse ano temos muito mais oficinas que no ano passado e a gente percebe que o nível de participação, interesse e envolvimento dos alunos está exponencialmente muito superior ao primeiro ano, então houve um avanço gigantesco”, afirma.

O coordenador do projeto destaca ainda a importância da comunidade escolar para o desenvolvimento dos processos propostos pelo projeto. 

“A coordenação da escola percebe esse avanço da participação dos alunos e, por isso, toda a comunidade escolar tem um olhar diferenciado sobre a importância do projeto. Nós sempre tivemos todo o apoio necessário, mas, com certeza, hoje, o olhar da direção é ainda mais atento para o que conseguimos fazer com um projeto como este”, salienta.

O livro Histórias Especiais

Esta é a terceira edição do projeto realizado na APAE de Balneário Camboriú, que dá origem ao livro Histórias Especiais, disponibilizado em plataforma online e com acesso totalmente gratuito, composto por seis histórias e seis ilustrações criadas pelos alunos artistas da instituição. 

A obra também ganhará uma versão em audiolivro e outra em vídeo, com as ilustrações do livro digital, o áudio da narração e tradução em libras.

O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume III é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 008/2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

As duas edições anteriores da publicação, de 2021 e 2022, podem ser conferidas aqui: https://casulo21.com/historiasespeciais/

- Publicidade -

fonte: Enseada Produções Culturais

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -