- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Prefeitura de Balneário Camboriú implementa novos cardápios na rede escolar

Merenda variada e nutritiva atende mais de 15,7 mil alunos

A Prefeitura de Balneário Camboriú está implementando os novos cardápios alimentares na rede escolar municipal. A novidade atende mais de 15,7 mil alunos, desde o início do ano letivo (14/02), em todas as unidades educacionais sob a responsabilidade da Secretaria de Educação.

A elaboração dos cardápios segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que fomenta ações de educação alimentar e nutricional, incluindo a oferta de refeições capazes de suprir as necessidades nutricionais dos estudantes.

O objetivo é contribuir com o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis entre os envolvidos. Uma equipe de nutricionistas desenvolve o trabalho, com estudos preliminares, análise nutricional, cálculos de dieta, seleção de itens e testes – de receitas, de aceitação pelo público-alvo, de aproveitamento e de consumo, entre outros.

- Publicidade -

Para garantir a segurança alimentar dos alunos, agentes de alimentação preparam e servem os alimentos, seguindo os onze cardápios aprovados e a rotina estabelecida conforme a faixa etária atendida no grupo escolar.

A atuação desses profissionais exige, além da capacitação comprovada em boas práticas de manipulação de alimentos, condição de saúde atestada pela junta médica. O rigor na elaboração, na preparação e na destinação das merendas reside em todo o processo, que conta com investimentos permanentes dos Governos Federal e Municipal.

Além disso, estudantes com restrição alimentar recebem um menu especial. A adaptação, pela equipe especializada, respeita o laudo médico apresentado pelos pais ao gestor escolar. Em 2023, 113 alunos foram atendidos nesse quesito pela aplicação de dieta individualizada.

Texto: PMBC


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -