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Programa de Inteligência Emocional, novidade deste ano na educação municipal, foi aprovado pela Câmara

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (9), o projeto que institui o ‘Programa de Inteligência Emocional’, nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal.

O programa é voltado aos profissionais lotados na Secretaria de Educação e às crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.

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A secretária da Educação, Marilene Cardoso, explicou que neste ano letivo, ele trabalhará com todas as turmas de 1° e 2° anos da rede municipal, em 1hora/aula semanal por meios de jogos, dinâmicas, atividades em grupo, histórias em quadrinho, canções, poesia e com o momento de bate-papo. 

“A princípio com o material didático da Escola da Inteligência, que se encontra de acordo com a matriz de Competências e Habilidades Socioemocionais da BNCC e conectará os alunos com suas próprias necessidades emocionais e com a dos outros, valorizando a diversidade de saberes e culturas, fazendo-os reconhecerem-se tanto como parte integrante quanto como construtores das relações com o mundo”, detalhou a secretária.

Ela segue explicando que concomitantemente serão realizadas formações, durante todo o ano letivo de 2022, com todos os profissionais de educação, pois é condição indispensável para a qualidade da educação escolar a formação continuada que possibilite o desenvolvimento progressivo destas competências. 

“Durante este processo, será estruturado um grupo de sistematização, envolvendo os diferentes profissionais com atuação na educação, para definição de um conjunto de habilidades e competências socioemocionais, para produção de um componente curricular atendendo as especificidades e respeitando as faixas etárias para o ano letivo de 2023”, declarou Marilene.

Família também

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Marilene destacou a importância da parceria escola e família neste programa. Por isso acontecerão encontros com as famílias, abordando temas pertinentes que ressaltam a importância do papel da família e sua participação nesse processo, oportunizando integrar os três vértices fundamentais da educação: família, escola e alunos.

“Vale ressaltar a importância da organização de um espaço propício para o desenvolvimento dessas habilidades e de autorregulação. Para isso serão planejadas salas ambientes nas unidades escolares, estruturado com móveis adequados e disponibilizando materiais que propiciem este momento de reflexão, conhecimento e construção da sua identidade”, concluiu a secretária.

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