- Publicidade -
- Publicidade -
25.5 C
Balneário Camboriú

Programa Fila Única de Balneário Camboriú já convocou mais de mil crianças este ano 

A estimativa para economia durante o ano gira em torno de 5 milhões de reais

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Falta de imigrantes preocupa agro, hotéis e restaurantes nos EUA, e Trump sugere recuo

"Vamos ser muito compreensivos em termos de talvez deixar esse fazendeiro, você sabe, ele é meio que responsável, e nós vamos fazer com que esse fazendeiro assuma a responsabilidade", prosseguiu, em uma fala confusa.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú já convocou mais de mil crianças, para vagas em creches particulares, através do programa Fila Única, que garante atendimento gratuito de 0 a 3 anos. 

Foram oito convocações desde janeiro, todas as crianças inscritas foram encaminhadas para as 27 unidades de ensino que atendem o programa, zerando a fila de espera. 

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso disse que é importante destacar que, embora a fila única zere em determinadas semanas, a demanda por vagas logo retorna.

A secretária Maria Ester com a prefeita Juliana (Divulgação/PMBC)

“Isso ocorre porque algumas famílias, ao serem chamadas, optam por não aceitar as vagas ofertadas, fazendo com que suas crianças voltem para a fila única”, detalhou.    

Ester disse que iniciou o ano com 400 crianças aguardando vaga na Fila Única e até agora foram chamadas mais de mil crianças. 

“No ano de 2024, o município adquiriu 1.320 vagas na rede particular por meio de vouchers. Até agora, em 2025, ocupamos 834 dessas vagas, o que representa uma redução de quase 40% em relação ao ano anterior. Os vouchers têm um custo médio de R$ 1.500,00 para alunos em período integral e R$ 750,00 para alunos em período parcial. A estimativa para economia durante o ano gira em torno de 5 milhões de reais”, enfatizou a secretária.

Ampliação da rede

Segundo Ester, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está comprometida com a ampliação da rede pública escolar. 

“Estamos em processo de construção do novo CIEP e do novo NEI Ariribá. Além disso, temos realizado um trabalho contínuo de otimização da rede, monitorando a ocupação das vagas e otimizando espaços, o que resultou na diminuição da necessidade da ocupação de vagas através de vouchers. 

- Continue lendo após o anúncio -

No entanto, é importante ressaltar que a prefeitura reconhece que, até que consigamos suprir completamente a demanda existente, será necessário manter parcerias com a iniciativa privada”, acrescentou Ester.

Inscrições   

As inscrições estão abertas para crianças de 0 a 3 anos, residentes em Balneário Camboriú, cujos responsáveis desejam matriculá-las na Educação Infantil da rede pública municipal, em período parcial ou integral.  

Para ingressar na lista de espera, os responsáveis devem comparecer à Secretaria de Educação com a certidão de nascimento ou RG da criança, comprovante de residência em Balneário Camboriú e um documento de identificação com foto do responsável (RG ou CNH). 

A Secretaria está localizada na Rua Camboriú, nº 100, no Bairro dos Municípios, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.  

As convocações ocorrem todas as sextas-feiras. A lista de convocação pode ser consultada no site oficial da Prefeitura (www.bc.sc.gov.br), na aba Serviços > Fila Única.  

- Continue lendo após o anúncio -

Após a convocação  

Os pais ou responsáveis devem comparecer à Secretaria de Educação com a documentação necessária dentro do prazo estipulado na convocação.   

Os documentos solicitados são: Encaminhamento de matrícula; Certidão de nascimento ou documento de identidade e CPF da criança; Declaração vacinal atualizada; Documento de identificação do responsável legal com foto; comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou IPTU) no nome do responsável legal. Caso o comprovante esteja em nome de terceiros, é necessário apresentar uma declaração de residência autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhada do comprovante de residência.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas