Secretário diz que Educação precisa ‘enxugar’ gastos para conseguir pagar o piso nacional do magistério

- Publicidade -
- Publicidade -

Bravura Park prepara abertura ao público com um dos maiores acervos militares da América Latina

Parque temático em Tijucas vai abrir ao público pela primeira vez um acervo particular com milhares de peças históricas reunidas ao longo de décadas

Audiência de ação penal contra construtor Fernando Carlos Dalposso, acusado de estelionato, está marcada para 29 de julho em Balneário Camboriú

Está marcada para o dia 29 de julho, na Comarca de Balneário Camboriú, audiência de ação penal na qual...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Marcelo Achutti, se reuniu nesta semana com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Balneário Camboriú (SisemBC) para apresentar a realidade econômica da secretaria e justificar o que precisa ser feito para conseguirem pagar o piso nacional do magistério – a prefeitura precisa ‘enxugar’ gastos e isso quer dizer fazer possíveis cortes.

Achutti disse ao jornal que a reunião foi positiva e que conseguiram demonstrar o real diagnóstico em relação aos investimentos da Educação de Balneário Camboriú, bem como o valor que recebem do Fundeb, que, segundo ele, não chega a completar 50% da folha de pagamento, com a prefeitura precisando que aportar o restante. 

“Vamos passar documentos para que assim o sindicato faça a contraproposta no que diz respeito ao piso nacional. Apresentamos um enxugamento de R$ 30 milhões – que inclui remanejamento de profissionais, alguns encaminhamentos em relação à educação, como substituições, outros modos de contratação, etc, e agora vamos esperar a contrapartida do SisemBC”, explicou.

O secretário informou ainda que, dependendo da resposta do sindicato, irão então marcar uma audiência com o prefeito Fabrício Oliveira para fazer encaminhamentos. 

Achutti afirmou que ‘está havendo diálogo’, mas que hoje só conseguem pagar o piso se enxugarem as contas, e nesse enxugamento entram cortes. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Não posso falar de propostas neste momento porque encaminhamos ao sindicato e precisamos da resposta deles, que deve chegar na próxima semana. Abrimos para eles todas as contas da Secretaria de Educação e eles viram de fato como está tudo. Por exemplo, o valor de investimento que temos é mínimo, e com tudo que aconteceu [ataque à creche de Blumenau], estamos precisando investir em algo emergencial, que é a segurança, com a contratação de vigilantes, que é a nossa prioridade agora, assim como a compra de detectores de metal, que vai precisar de licitação. Não que o pagamento do piso não seja uma prioridade, é também. Estamos tendo que readequar tudo”, acrescentou.

O que diz o SisemBC

Através de nota, o sindicato informou que na pauta da reunião com a Comissão de Negociação do Magistério Municipal estava uma apresentação sobre a estrutura funcional, bem como a situação econômico-financeira do Município (conforme citado acima, nesta matéria, pelo secretário Achutti). 

“Dentre os temas de maior destaque, a Comissão discutiu sobre a evolução das receitas e despesas do FUNDEB, além dos valores aplicados na manutenção do ensino básico e alternativas de redução de despesas. O sindicato acompanhou o diagnóstico apresentado pelas equipes do Município, discutiu os temas e analisará os números apresentados pelas equipes técnicas do Município. 

Na sequência, o SISEMBC relatou a importância e urgência do tema referente ao Piso Nacional do Magistério, solicitando que a próxima reunião seja realizada com a maior brevidade possível. 

A próxima reunião da comissão será agendada com a maior brevidade possível e, a partir do diagnóstico apresentado pelo município, será iniciada a construção de uma proposta que contemple o atendimento do Piso Nacional do Magistério e da Lei Complementar n. 12/2015”, informou o sindicato.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas