Uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será realizada segunda-feira (18), às 19h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e é aberta ao público.
As comemorações oficiais aconteceram em setembro, mas agora o Legislativo de Balneário celebra a data, em sessão proposta pelo vereador André Meirinho.
Meirinho destaca a importância da Univali como instituição comunitária, ‘que contribui significativamente para o desenvolvimento educacional, social e econômico da região’.
Ele aponta ainda que a sessão solene é uma forma de valorizar a contribuição da Univali na formação de profissionais e no apoio ao desenvolvimento de Balneário Camboriú e região.
“A Univali é uma instituição que transforma vidas e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Eu também sou egresso da graduação em Administração e da especialização em Direito Público Municipal da Univali, então celebrar esses 60 anos é reconhecer seu papel fundamental em nossa comunidade e as contribuições em ensino, pesquisa e extensão”, afirma o vereador.
O reitor da Univali, professor, pesquisador, escritor, Valdir Cechinel Filho, destacou que a história da Univali está intimamente ligada à trajetória de crescimento dos municípios que a acolhem, pois, além de formar profissionais preparados para os arranjos produtivos de cada região, a instituição impulsiona o desenvolvimento de serviços e se alia a instituições e organizações públicas e privadas na busca de soluções para o desenvolvimento regional.
“É uma característica que vem desde o início de sua história e que se consolidou com o passar das décadas. Ao longo desses 60 anos, a Univali já formou cerca de 200 mil pessoas e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University. São inúmeras conquistas ao longo dessas seis décadas. Mais recentemente, podemos destacar a nota máxima no Ministério da Educação alcançada em 2023 e a marca histórica de 25 mil alunos que atingimos em 2024″, disse.
Cechinel disse que, por mais confiantes e idealistas que fossem os fundadores da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, era difícil acreditar que eles pudessem sequer desconfiar da grandeza da obra que iniciavam em setembro de 1964.
“Fundavam naquele momento uma instituição que veio a incorporar-se de tal forma na vida de Itajaí e de sua gente, que não é exagero dizer que este aniversário de 60 anos não simboliza simplesmente a história de uma instituição de ensino. Ele reflete também uma história que se expandiu pelo litoral Centro-Norte de Santa Catarina e boa parte das histórias das nossas vidas”, pontuou.
60 anos e 200 mil formações
Ao longo de 60 anos, a Univali já formou cerca de 200 mil pessoas e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University.
Em 2023, a Univali também conquistou a nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), processo que leva em consideração critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão, corpo docente, além do planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.
A Univali compreende um universo com cerca de 25 mil alunos e mais de dois mil colaboradores distribuídos em sete campi ao longo do litoral Centro-Norte catarinense. A Fundação Univali abrange, ainda, o Museu Oceanográfico Univali, o Sistema Educativo de Rádio e Univali TV e o Herbário Barbosa Rodrigues.
Fundada a partir de um movimento comunitário em 1964, a Univali possui campus em várias cidades de Santa Catarina, como o campus de Balneário Camboriú inaugurado em 1990. Desde então, a instituição colabora com o município oferecendo cursos, atendimentos gratuitos e projetos sociais, consolidando-se como parceira essencial no desenvolvimento regional.