O outono começa oficialmente às 18h25 desta segunda-feira (20), chegando em Balneário Camboriú com tempo instável – a tendência para a semana é de bons períodos de sol, mas condição de chuva diária e trovoada também.
O Página 3 preparou esta reportagem especial antecipando como deve ser o clima desta estação e também a moda para a estação. Acompanhe.
Previsão para a semana
Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima/Univali), a semana começa com circulação marítima.
Na terça-feira (21) uma nova frente fria se deslocará em direção ao estado, passando pela região na quarta-feira (22). Depois, circulação marítima associada a áreas de instabilidade. Dessa forma, as condições de bons períodos de sol se manterão até terça-feira – para o resto da semana a tendência é de presença constante das nuvens com chuva diária e trovoada isolada. A princípio quarta, quinta e sexta-feira com volume igual ou acima de 10 mm/dia. Nos demais dias volumes menores.
A semana começa com calor com máximas entre 32/34°C para segunda e terça. Para quarta, quinta e sexta-feira mínimas entre 19/20°C e máximas entre 27/30°C. No fim de semana temperaturas entre 20/31°C.
Saiba mais sobre o outono
Nesta segunda-feira, começa o outono astronômico, equinócio de outono. A princípio o equinócio se refere a duração iguais entre dia e noite.
No caso de Balneário e região, pela sua posição, esse dia será no sábado, dia 25, com nascer do sol às 6h20 e pôr do sol às 18h20, ou seja, 12 horas para dia e noite.
A La Niña que vinha atuando há três anos, termina.
A partir de maio o El Niño chegará, mas de forma fraca até o fim do ano, ou seja, inverno e primavera será influenciado por ele, o outono ainda não.
O El Niño no Brasil costuma provocar secas em algumas áreas e o aumento das chuvas em outras (como é o caso da região sul, onde pode causar enchentes).
Ele é considerado uma ‘anomalia climática’ e ocorre a cada cinco ou sete anos, podendo durar aproximadamente um ano e meio. Um ano ‘intenso’ de El Niño foi 1997, quando ocorreu uma forte enchente em SC. Porém, isso não é um padrão, pois a enchente histórica de 2008 ocorreu em ano de La Niña.
A moda na nova estação
Com a troca da estação, também é hora de falar sobre as mudanças na moda. Resumindo: a estação une o passado, presente e futuro (tendências dos anos 90 e 2000, o comfy que surgiu na pandemia e ainda muito brilho e metalizado ‘futurísticos’).
Anote aí o que deve aparecer bastante nessa estação mais fresquinha: couro (a estética clubber e raver dos anos 90 e 2000 estiveram bem presentes em desfiles, como no da marca Dion Lee), moletom (a moda comfy, algo em alta desde 2020, com o início da pandemia e que não deve sair das tendências), brilho (inclusive o metalizado), jeans e estampas, como xadrez (apareceu muito nas semanas de moda), folhas, animal print, dentre outras. Também vale apostar em veludos encorpados, sedas estampadas e desgastadas…
Na cartela de cores, seguem os clássicos como preto, cinza, off white, nude, bege e marrom, mas também aparecem tons coloridos, como cobre, laranja, vermelho, lilás, rosa escuro… vale ousar e misturar! Por exemplo, um jeans preto com um casaco vermelho, que chame a atenção no look.
A dica é apostar na sobreposição, já que pela manhã o outono pode ser gelado, mas ao longo do dia as temperaturas aumentam.
Os acessórios também ganham destaque! Quem gosta de looks com detalhes divertidos, pode apostar em bolsas e sapatos decorados, chamativos… um exemplo é o tamanco com pelinho, clássico dos anos 90/2000, que voltou com tudo recentemente, além das mini bags, tendência desde 2022!
E sobre make: boatos que o delineado segue em alta, assim como makes mais coloridas, em tom candy color… e outra que segue em alta é a sobrancelha laminada, que já é ‘hit’ entre famosas, como a cantora e atriz Selena Gomez.