O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú atende cerca de 90 alunos da Rede Municipal, no contraturno escolar.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação. Em Santa Catarina, pelo último Censo Escolar (2018), haviam 1.013 alunos superdotados.
Os estudantes do Polo de Balneário Camboriú desenvolveram o projeto multidisciplinar “Do Bom Sucesso: A Multidisciplinaridade das características de BC”, no primeiro semestre deste ano.

Os trabalhos registraram as características de Balneário Camboriú em cada área/habilidade (música, artes, tecnologia e exploratória intelectual geral, específica e raciocínio lógico-matemático) e foram expostos para pais e comunidade, com o objetivo de valorizar o potencial dos alunos.
Neste projeto, a cidade foi estudada em vários níveis.
O problema de mobilidade urbana, que foi amplamente vista na área de tecnologia, foi amenizado pelos alunos com a criação do protótipo de um aerotrem. A falta de vegetação em algumas vias de Balneário Camboriú também foi registrada em alguns trabalhos de Arte, com uma leitura da Avenida Brasil feita com e sem árvores.
Para o desenvolvimento de projetos no Polo os alunos se baseiam em pesquisas científicas. Para isso pesquisam, estudam e recebem orientação de profissionais qualificados, para só depois desenvolverem os trabalhos.

Saiba Mais
O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação faz o suporte no contraturno escolar dos estudantes, uma vez por semana. O atendimento conta com atividades próprias para a demanda educacional de cada criança, respeitando e estimulando o potencial de cada um, num ambiente preparado para isso.
Pessoas com altas habilidades/superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas (isolada ou combinada): intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse.
O objetivo do Polo de Altas Habilidades/Superdotação é, através de atividades remotas e presenciais com hora marcada, atender alunos com avaliação pedagógica, identificando e ajudando na complementação/suplementação da aprendizagem.
A Secretaria de Educação, através de especialistas, faz o acompanhamento com os docentes nas escolas, a fim de que alunos com essas características sejam diagnosticados e recebam atendimento pedagógico adequado no Polo.
O Polo de Atendimento Especializado das Altas Habilidades/Superdotação fica localizado na Rua Brusque, entre as 5ª e 6ª Avenidas – Bairro dos Municípios.
Informações: Secretaria da Educação- (47) 3363-7144
Fonte: Alexandra Gonzalez Santos/Comunicação/PMBC