- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú

Atleta de Balneário Camboriú lidera ranking nacional em três provas e já pode sonhar com Jogos Paralímpicos

“Mas preciso manter estas marcas, porque ainda tem muito chão pela frente, muitas classificatórias até Paris, 2024

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Mercado público já era, a praça da Barra em Balneário Camboriú será valorizada

Decisão envolvendo a Praça dos Pescadores, no Bairro da Barra em Balneário Camboriú foi tomada, e o espaço será valorizado.

Fabrício planejou em segredo privatizar a educação infantil de Balneário Camboriú

Privatização poderia ocorrer também em Camboriú, Porto, Belo, Navegantes e Luis Alves. 

Apresentado ao Conselho da Cidade o projeto do parque de neve em Balneário Camboriú

" ...é um investimento importante, de alto valor, diferenciado, que cria emprego e renda, com um hotel de categoria que a cidade precisa e num local, o Nova Esperança, com muito potencial para crescer."
- Publicidade -
- Publicidade -

A atleta Gévelyn Almeida, do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED) vem registrando melhora significativa nas provas de atletismo. Atualmente ela lidera o ranking nacional em três provas: arremesso do peso, do dardo e lançamento do disco.

As marcas se confirmaram no Campeonato Brasileiro de Atletismo Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro @ocpboficial, em meados deste mês, em São Paulo.

Gévelyn conquistou duas medalhas de ouro: Arremesso de Peso com 7m13cm estabelecendo novo recorde da competição, na Fusão de Classes F55/F56; Lançamento de disco Classe F55 com 16m28cm + PB e uma medalha de prata, na Fusão de Classes F53/F54/F55. 

Mais um ranking

Nesta competição em São Paulo, que contou com mais de 600 atletas (adultos/jovens), Gévelyn obteve o 7° Lugar no ranking de atleta mais eficiente absoluto feminino.

Esse reconhecimento do Comitê Paralímpico Brasileiro vem por meio de alguns critérios: Porcentagem de ITC; Número de medalhas/colocações e Recordes: da Competição, das Américas, Mundial.

Desde 2015 Gévelyn lidera o ranking nacional no lançamento de disco, dardo e arremesso de peso, mas em 2021 passou por uma cirurgia, ficou um período sem competir e mesmo assim, nas últimas competições que disputou, conseguiu entrar no ranking nacional novamente. 

A cada competição do Comitê Paralímpico Brasileiro, o ranking é atualizado com as marcas obtidas nos eventos. 

Neste ano, Gévelyn classificou na primeira e na segunda fase nacional e este mês, repetiu a classificação no Campeonato Brasileiro. Destas três competições, saiu o ranking específico que é pelo Indice Técnico da Competição (IPC). Por ter batido o recorde, por ter figurado entre os melhores, Gévelyn alcançou o sétimo lugar entre 600 atletas, de IPC absoluto entre as atletas femininas. 

Sonho olímpico é real

Depois do Brasileiro, o Comitê Paralímpico divulgou um documento da competição e a atleta local aparece na ‘mira’ para Paris/2024.

“Acabei entrando no radar do Comitê Paralímpico Brasileiro para os Jogos Paralímpicos 2024. Com as minhas marcas posso sonhar com uma possível convocação, mas ainda tem muito chão pela frente, muitas competições classificatórias até o ano que vem, tenho que manter essa liderança com estas marcas significativas”, disse a atleta.

Em consulta no site World Parathletics @paraathletics com a marca obtida no Arremesso de Peso de 7m13cm, se Gévelyn tivesse classificação internacional, superaria a marca de Valdes Romero Veth Del Rosario (AMR) com 7m09cm,segunda colocada no Ranking Mundial.

“Acho que tudo isso, essas conquistas são a resposta do trabalho e dos treinamentos”, disse.

- Continue lendo após o anúncio -

A delegação do ICED foi composta por atletas classificados dos eventos 2022/2023, Técnica e Staff.

Além de Gévelyn disputaram o Brasileiro, Maryele Cardoso F44 que ficou em 4° Lugar Arremesso de Peso com 5m34cm e Sandro Ribeiro F54, medalha de bronze no Arremesso de Peso com 7m92cm.

O ICED contou com a participação de estagiária do Curso de Educação Física da Uniasselvi Ketlen Diandra que acompanhou a delegação onde a entidade possui campo de estágio para diversos cursos de graduação visando suporte aos para-atletas e na sensibilização desse campo de trabalho aos futuros profissionais.

As próximas competições dos atletas do ICED são os Meetings de Atletismo, Natação, Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas previstos a partir do mês de Agosto.

Workshop para Gestores

Gévelyn com João Batista, Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos e Rafaela da Cruz (Divulgação/ICED)

Logo após o evento nacional o ICED participou de Workshop para Gestores de entidades promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.

- Continue lendo após o anúncio -

Palestras direcionadas com a Secretaria Nacional do Paradesporto SNPAR @esportegovbr, certificações para Lei de Incentivo, Meta 2030 ODS, boa governança, linhas de financiamento, Paradesporto Militar, Repositório Paralímpico, cases de sucesso com a @apapetrolina atual Bi-Campeã Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico e Mesas Redondas com os palestrantes.

O ICED foi representado pela presidente Rafaela da Cruz Inácio e pela atleta e Diretora Técnica, Gevelyn Almeida.

“Esperamos em breve poder ter uma nova realidade para o ICED e nossos atletas com todo o aprendizado adquirido. Estamos cadastrando pessoas físicas e jurídicas para banco de dados para projeto futuro pela Lei de Incentivo ao esporte com dedução de 2 a 7% do IR.”, disse Gévelyn

Maiores informações [email protected]

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas