As surdoatletas de Balneário Camboriú tiveram uma participação de destaque no Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos, no último fim de semana de maio, em Anápolis (GO). Representando Santa Catarina por meio da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC), as atletas conquistaram o vice-campeonato nacional da competição, considerada a maior do país na modalidade.
Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o campeonato reuniu mais de 400 atletas de 14 estados brasileiros.

A equipe catarinense contou com forte presença de atletas da Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC), que celebraram a conquista como resultado de muito esforço, talento, união e determinação.
Na fase inicial, a equipe liderou o Grupo E com quatro pontos, após empatar em 0 a 0 com a Federação Goiana e aplicar uma goleada de 7 a 0 sobre a Federação Paulista.
Na semifinal, as catarinenses venceram a Federação Brasiliense por 2 a 1 e garantiram vaga na grande decisão.
A final foi equilibrada e decidida nos detalhes. Santa Catarina acabou superada pela Federação do Paraná por 1 a 0, encerrando a campanha com duas vitórias, um empate e apenas uma derrota em quatro partidas disputadas.
A ASBAC comemorou o resultado e destacou o orgulho pela atuação das atletas.
“As surdoatletas da ASBAC foram vice-campeãs do Campeonato Brasileiro de Futsal, defendendo as cores da Seleção Catarinense da FDSESC. Essa conquista é resultado de muito esforço, talento, união e determinação. Parabéns a todas por representarem Santa Catarina com garra e excelência”, destacou a entidade.
A delegação tem foco agora nos próximos desafios da temporada, entre eles a disputa do PARAJASC, que será realizado em Chapecó entre os dias 14 e 23 de agosto.
Masculino entre os oito melhores do país

No masculino, a equipe encerrou a competição na oitava colocação geral. O time liderou o Grupo C na primeira fase, com empate em 2 a 2 diante da Federação do Rio de Janeiro e vitória por 3 a 1 sobre a Federação Maranhense. Nas quartas de final, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar contra a Federação Pernambucana, a equipe acabou eliminada nas cobranças de pênaltis por 4 a 3, encerrando sua participação invicta no tempo normal.
